ADAPTAÇÕES CURRICULARES: A PERCEPÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.04.p24Resumo
o presente artigo teve como objetivo conhecer a percepção de alguns professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que diz respeito às adaptações curriculares necessárias, para a reorganização do ensino e inclusão de alunos com deficiência intelectual, em diferentes espaços educacionais (classe comum e sala de recursos multifuncionais) do ensino regular. Participaram desta pesquisa todas as professoras especialistas em AEE que atuam nas salas de recursos multifuncionais de um município de pequeno porte, no interior de São Paulo. Por meio de uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados, utilizou- se como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados coletados foi articulada à fundamentação
teórica obtida a partir de estudos disponíveis na literatura da área. Os resultados apresentados mostraram que primeiramente é preciso esclarecer melhor para os professores do AEE, e das classes comuns, o que são adaptações curriculares, uma vez que a grande maioria desconhece, pois não recebeu capacitação sobre o assunto. Portanto, concluiu-se que seria necessário investir na formação continuada dos professores, com foco nas adaptações curriculares, a fim de colaborar com a efetivação das práticas inclusivas.
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1