A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172Resumo
O estudo, financiado pela Fapemig e pelo Cnpq, buscou compreender entender a forma como as demandas por
formação continuada de professores originárias do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram atendidas pelos cursos da Rede de Formação de Professores em Educação Especial no período entre 2008 a 2013, e as contribuições dos cursos para as políticas de
gestão educacional nos municípios do Triângulo Mineiro de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Foi realizada análise documental no PAR dos municípios. Nos documentos analisados a preocupação com a formação continuada dos profissionais da educação para o trabalho relacionado à escolarização do público da educação especial, aparece de forma incipiente nas demandas. Foram identificados 481 inscritos nos cursos ofertados pela Dpee/Secadi/MEC de 2008 a 2013, destes 158 foram
aprovados, um percentual de 33,6% de aprovação, índice muito baixo. Indianópolis solicitou no período 03 (três) salas de recursos multifuncionais; Ituiutaba 17 (dezessete) e Monte Alegre de Minas 02 (duas). Uberlândia não solicitou nenhuma. Depreendeu-se que a Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da Dpee/SECADI, assumiu um papel pouco expressivo na formação de professores dos quatro municípios da Região do Triangulo Mineiro investigados no período demarcado para o estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1