A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS REVISTAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Soraia Napoleão FREITAS
  • Carla Beatriz Kunzler HOSDA
  • Leandra Costa da COSTA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4037

Resumo

Esse trabalho prima por realizar um levantamento da produção bibliográica na área das altas habilidades/superdotação na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (REE/ UFSM) do período de 2001 a 2013. É de extrema relevância estudos e discussões nesse sentido de modo que possam ocorrer estudosdiferentes dos já propostos ao mesmo tempo em que pesquisadores, proissionais da educação, alunos, pais e familiares tenham uma visão mais nítida, resumida e acessível dos estudos que já existem. Para a realização do levantamento das publicações referentes à área das altas habilidades/superdotação na RBEE e na REE/UFSM, utilizamos como coleta de dados o meio eletrônico, sendo assim, esse material foi retirado dos sites das revistas. Através do levantamento encontramos 34 artigos cientíicos relacionados com a área das altas habilidades/superdotação e para a análise elencamos como informações os seguintes dados, ano de publicação dosartigos, autores e os assuntos abordados. Essas informações foram organizadas em quadros e gráicos e posteriormente realizamos uma análise quantitativa e algumas discussões a respeito desses dados. O estudo das publicações na RBEE e na REE/UFSM nos revelou uma ascensão de publicações no ano de 2011, onde encontramos o maior número de artigos no referido ano. Percebese ainda que algumas áreas careçam de mais discussões, estudos e publicações que contemplem a criatividade, os conceitos de precoces, prodígios e gênios, o currículo, a família e as associações a outras necessidades educacionais especíicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Soraia Napoleão FREITAS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Carla Beatriz Kunzler HOSDA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Leandra Costa da COSTA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Soraia Napoleão; HOSDA, Carla Beatriz Kunzler; COSTA, Leandra Costa da. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS REVISTAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 1, n. 01, 2014. DOI: 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4037. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4037.. Acesso em: 19 nov. 2024.