DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4034Resumo
Nos anos de 1980 até início dos anos de 1990 a educação especial era constituída de alguns serviços voltados ao atendimento de pessoas com deiciências, entre eles, as Classes Especiais. O modelo, menos restritivo do que o institucional, destinava-se a alunos que apresentavam características típicas das áreas de deiciência sendo para estas encaminhados mediante critérios elegíveis pelos professores e referendados por avaliação psicológica. Com o advento dos movimentos inclusivistas, o modelo de atendimento se volta para salas multifuncionais, mas ainda permanecem condições de encaminhamento. Assim, tentando reletir sobre tais condições este trabalho teve por objetivo investigar junto a uma população de professores do ensino fundamental e professores de salas multifuncionais e atendimento educacional especializado, como vem ocorrendo a elegibilidade de alunos para este serviço; por quem são avaliados e de que forma são avaliados. Para tanto, foram organizadas rodas de conversas da qual participam professores comuns e especializados e os temas perpassam questões que já se consideravam ultrapassadas: problemas de aprendizagem, de comportamento, a presença de síndromes, a falta de apoio, de condições técnicas são a tônica dos depoimentos. Estes, por sua vez, denotam que ainda que paradigmas tenham sido alterados, transformados, permanecem a incerteza, a insegurança quando se tem de decidir sobre a carreira escolar de um determinado aluno.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-06-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
DENARI, Fátima Elisabeth. DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 1, n. 01, 2014. DOI: 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4034. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4034.. Acesso em: 5 dez. 2024.