MICHEL FOUCAULT: POSSIBILIDADES, ANSEIOS E BUSCA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4031Resumo
Este ensaio tem o propósito de realizar aproximações com as possibilidades fornecidas pelos referenciais teóricos e metodológicos de Michel Foucault para o campo do conhecimento na área das ciências humanas, na disciplina de Educação, em seu conteúdo de Educação Especial, adotando, como procedimento metodológico, o campo empírico-analítico das produçõesdo Grupo de Estudo nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos (GEIARF), numa interlocução com o sujeito que pesquisa e as dinâmicas institucionais na produção das relações entre o saber e o poder em redes de interesses na formação de verdades determinados pelas práticas culturais vigentes. Os resultados apontam que o referencial dá uma abertura determinante para adesregularização do conhecimento e da pesquisa, pondo em evidência aspectos fundamentais, como as possibilidades constantes de que nada se esgota em si e por si. São necessárias atitudes críticas frente aos fenômenos e aos processos sociais pelas suas verdades estabelecidas, agora não mais nos limites das evidencias e regularidades, mas por novas possibilidades, passando a compreender a verdade, pelo seu conjunto de outras verdades, dependendo sempre de onde se vê, como se vê e por que se vê.Downloads
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Publicado
2014-06-06
Edição
Seção
Ensaio
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Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. MICHEL FOUCAULT: POSSIBILIDADES, ANSEIOS E BUSCA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 1, n. 01, 2014. DOI: 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4031. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4031.. Acesso em: 14 out. 2024.