PROCESSAMENTO SENSORIAL E ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NAS ROTINAS INFANTIS

Autores

  • Carina Sousa Elias UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.
  • Anderson Henrique França Figueredo LEÃO Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Patrícia Carla de Souza DELLA BARBA UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240005

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista., Engajamento na infância., Terapia Ocupacional., Integração Sensorial., Processamento Sensorial.

Resumo

RESUMO: Introdução: As ocupações se constituem como a base da existência humana, porém, o comprometimento nas habilidades de processamento das informações sensoriais pode impactar no engajamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: investigar a relação entre o processamento sensorial e o engajamento de crianças autistas de 2 a 5 anos em suas rotinas. Método: foi realizado estudo correlacional. As respostas dos cuidadores foram coletadas através de pesquisa online, empregando a técnica de amostragem Bola de Neve com dois questionários, o SPM-P (Medida do Processamento Sensorial – Versão Casa) e o QEC (Questionário de Envolvimento de Crianças). Resultados: obteve-se um total de 56 famílias [30 famílias com crianças autistas e 26 com crianças com desenvolvimento típico (DT)]. Uma análise de correlação e regressão múltipla identificou que os escores finais de processamento sensorial e engajamento se correlacionaram inversamente em crianças com TEA ou DT, e que o diagnóstico de TEA e o Planejamento Motor e Ideias prejudicados reduziram significativamente o engajamento, enquanto a idade e a escolaridade o aumentaram. Conclusão: observou-se que a utilização de estratégias que aumentem o engajamento da criança em suas rotinas é essencial para promover a aquisição de novas habilidades para participação no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carina Sousa Elias, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.

q

Anderson Henrique França Figueredo LEÃO , Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Bacharel em Biomedicina (2012), Doutor em Neurociências (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Pós-doutor em Farmacologia (2019) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é bolsista de pós-doutorado (PNPD-CAPES) no Laboratório de Mecanismo de Ação de Drogas na Universidade Federal de São Paulo (Campus Vila Clementino). Possui experiência em farmacologia comportamental e celular, com ênfase em neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças neurodegenerativas, autofagia, morte celular, comportamento, aprendizado e memória, e emocionalidade.

Patrícia Carla de Souza DELLA BARBA, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Associado III do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar). Orientadora de mestrado e doutorado. Primeiro Pós-Doutorado em 2014 em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal, bolsista CAPES. Segundo Pós-Doutorado em andamento na Universidad Catolica de Valencia, Espanha, campus Capacitas, bolsista da FAPESP-SP. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção no Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil típico e atípico; Intervenção Precoce, Ocupações infantis; Práticas Centradas na Família; Práticas Recomendas em Intervenção Precoce; Terapia Ocupacional na Atenção Integral à Infância; Engajamento em rotinas; formação de profissionais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: TERAPIA OCUPACIONAL E ATENÇÃO INTEGRAL À INFÂNCIA. Membro da Red Iberoamericana de Atención Temprana e da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidad (grupo de trabajo Atención Temprana).

Referências

REFERENCES

ABELENDA, Judith; MAILLOUX, Zoe; ROLEY, Susanne Smith. Dyspraxia in Autism Spectrum Disorders: evidence and implications. Sensory Integration Special Interest Section Quarterly, v. 38, n. 3, 2015.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION [APA]. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ASHBURNER, Jill; ZIVIANI, Jenny; RODGER, Sylvia. Sensory Processing and Classroom Emotional, Behavioral, and Educational Outcomes in Children With Autism Spectrum Disorder. Am. J. Occup. Therapy, v. 62, n. 5, 2008. DOI: 10.5014/ajot.62.5.564.

AYRES, Jean. La Integración Sensorial y el niño. Traducción: Teresa Carmona Lobo. México: Trillas, 1998.

BETTS, Jennifer; MCKAY, Jenny; MARUFF, Paul; ANDERSON, Vicki. The development of sustained attention in children: The effect of age and task load. Child Neuropsychol., v. 12, n. 3, 2006. DOI: 10.1080/09297040500488522.

CARPENTER, Barry; EGERTON, Jo; COCKBILL, Beverley; BLOOM, Tamara; FOTHERINGHAM, Jodie; RAWSON, Hollie; THISTLETHWAITE, Jane. Engaging Learners with Complex Learning Difficulties and Disabilities: a resource book for teachers and teaching assistants. (1st ed.). London: Routledge, 2015.

CHAMAK, Brigitte; BONNIAU, Beatrice; JAUNAY, Emmanuel; COHEN, David. What can we learn about autism from autistic persons? Psychotherapy and psychosomatics, v. 77, n. 5, 2008. DOI: 10.1159/000140086.

CHARMAN, Tony. Why is joint attention a pivotal skill in autism? Phil. Trans. R. Soc. Lond. B., v. 358, n. 1430, 2003. DOI: 10.1098/rstb.2002.1199.

DAHLGREN, Sven Olof; GILLBERG, Christopher. Symptoms in the first two years of life: A preliminar population study of infantile autism. European Archives of Psychiatry & Neurological Sciences, v. 238, n. 3, 1989. DOI: 10.1007/BF00451006.

DOWELL, Lauren R.; MAHONE, E. Mark.; MOSTOFSKY, Stewart H. Associations of postural knowledge and basic motor skill with dyspraxia in autism: implication for abnormalities in distributed connectivity and motor learning. Neuropsychology, v. 23, n. 5, 2009. DOI: 10.1037/a0015640.

DZIUK, M. A.; LARSON, J. C. Gidley; APOSTU, A.; MAHONE, E. Mark.; DENCKLA, Martha Bridge; MOSTOFSKY, Stewart H. Dyspraxia in autism: association with motor, social, and communicative déficits. Dev. Med. Child. Neurol., v. 49, n. 10, 2007. DOI: 10.1111/j.1469-8749.2007.00734.x.

ECKER, Cheryl; PARHAM, L. Diane. Sensory Processing Measure-Preschool (SPM-P) Home Form. Western Psychological Services, 2010.

FIOCRUZ. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19: crianças na pandemia Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41713. Acesso em: 28 nov. 2021.

FONSECA. Vitor da. Manual de Observação Psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

GENTIL-GUTIÉRREZ, Ana; CUESTA-GÓMEZ, José Luis.; RODRÍGUEZ-FERNÁNDEZ, Paula; GONZÁLEZ-BERNAL, Jerónimo Javier. Implication of the sensory environment in children with Autism Spectrum Disorder: perspectives from school. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 14, 2021. DOI: 10.3390/ijerph18147670.

GOMES, Maria Dulce; FERNANDES, Paulo; DIXE, Maria Anjos; PINTO, Branca.; SOUSA, Madalena; BATISTA, Sara. Adaptação da Sensory Processing Measure – Preschool (SPM-P) para a língua e cultura Portuguesa. Research and Networks in Heatlh, v. 1, n. 2, 2016.

GUTIÉRREZ, Juliana; CHANG, Megan; BLANCHE, Erna Imperatore. Funciones sensoriales en niños menores de 3 años diagnosticados con trastorno del espectro autista (TEA). Revista Chilena de Terapia Ocupacional, v. 16, n. 1, 2016. DOI: 10.5354/0719-5346.2016.41946.

HAZEN, Eric P.; STORNELLI, Jennifer L.; O’ROURKE, Julia A.; KOESTERER, Karmen; MCDOUGLE, Christopher J. Sensory symptoms in autism spectrum disorders. Harvard review of Psychiatry, v. 22, n. 2, 2014. DOI: 10.1097/01.hrp.0000445143.08773.58.

HOCHHAUSER, Michal; ENGEL-YEGER, Batya. Sensory processing abilities and their relation to participation in leisure activities among children with high-functioning autism spectrum disorder (HFASD). Research in Autism Spectrum Disorders, v. 4, n. 4, 2010. DOI: 10.1016/j.rasd.2010.01.015.

JIAO, Wen Yan.; WANG, Lin Na; LIU, Juan; FANG, Shuan Feng.; JIAO, Fu Yong.; PETTOELLO-MANTOVANI, Massimo; SOMEKH, Eli. Behavioral and Emotional Disorders in Children during the Covid-19. Epidemic. J. Pediatr., v. 221, 2020. DOI: 10.1016/j.jpeds.2020.03.013.

JONES, Emily A. Establishing response and stimulus classes for initiating joint attention in children with autism. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.1016/j.rasd.2008.08.004.

KANE, Audrey E. Sensory modulation disorder: Impact on coping and occupational performance. 2013. 165 f. [Dissertação de Mestrado] – Virginia Commonwealth University, Virginia, 2013.

LARSON, Jennifer C. Gidley; BASTIAN, Amy J.; DONCHIN, Opher; SHADMEHR, Reza; MOSTOFSKY, Stewart H. Acquisition of internal models of motor tasks in children with autism. Brain, v. 131, n. 11, 2008. DOI: 10.1093/brain/awn226.

LEWNARD, Joseph A.; LO, Nathan C. Scientific and ethical basis for social-distancing interventions against Covid-19. The Lancet Infeccious Diseases. v. 20, n. 6, 2020. DOI: 10.1016/S1473-3099(20)30190-0.

LIN, Ling-Yi. Activity Participation and Sensory Processing Patterns of Preschool-Age Children With Autism Spectrum Disorder. American Journal of Occupational Therapy, v. 74, n. 6, 2020. DOI: 7406345010p1-7406345010p7.

LITTLE, Lauren M.; DEAN, Evan; TOMCHEK, Scott.; DUNN, Winnie. Sensory processing patterns in autism, attention deficit hyperactivity disorder, and typical development. Physical & occupational therapy in Pediatrics, v. 38, n. 3, 2018. DOI: 10.1080/01942638.2017.1390809.

MACLENNAN, Keren; ROACH, Lauren.; TAVASSOLI, Teresa. The relationship between sensory reactivity differences and anxiety subtypes in autistic children. Autism Research, v. 13, n. 5, 2020. DOI: 10.1002/aur.2259.

MACNEIL, Lindsey K.; MOSTOFSKY, Stewart H. Specificity of Dyspraxia in Children With Autism. Neuropsychology, v. 26, n. 2, 2012. DOI: 10.1037/a0026955.

MARCO, Elysa J.; HINKLEY, Leighton B.; HILL, Susanna S.; NAGARAJAN, Srikantan S. Sensory processing in autism: a review of neurophysiologic findings. Pediatric Research, v. 69, n. 8, 2011. DOI: 10.1203/pdr.0b013e3182130c54.

MCWILLIAM, Robin A.; YOUGGREN, Naomi. Measure of Engagement, Independence, and Social Relationships – MEISR Manual. Baltimore: Brookes Publishing, 2019.

MCWILLIAM, Robin A.; CASEY, Amy M. Engagement of every child in the preschool classroom. Baltimore: Brookes Publishing, 2008.

MCWILLIAM, Robin A., BAILEY, Donald B. Effects of classroom social structure and disability on engagement. Topics in Early Childhood Special Education, v. 15, n. 2, 1995.

MILLER KUHANECK, Heather; ECKER, Cheryl.; PARHAM, L. Diane.; HENRY, Diana A.; GLENNON, Tara J. Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P): Manual. Canadá: Western Psychological Services, 2010.

MIOT, Hélio Amante. Análise de correlação em estudos clínicos e experimentais. J. Vasc. Bras., v. 17, n. 4, 2018. DOI: 10.1590/1677-5449.174118.

NEUFELD, Janina; HEDEROS ERIKSSON, Lisa; HAMMARSTEN, Richard; LUNDIN REMNÉLIUS, Karl; TILLMANN, Julian; ISAKSSON, Johan; BÖLTE, Sven. The impact of atypical sensory processing on adaptive functioning within and beyond autism: the role of familial factors. Autism, v. 25, n. 8, 2021. DOI: 10.1177/13623613211019852.

OLIVEIRA, P. L. Processamento sensorial e alimentação em crianças com desenvolvimento típico e com transtorno do espectro autista. 2019. 77 f. [Dissertação de Mestrado] – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19742. Acesso em: 28 nov. 2021.

PAIVA, Eny Dórea; SILVA, Lucina Rodrigues da; MACHADO, Maria Estela Diniz; AGUIAR, Rosane Cordeiro Burla de.; GARCIA, Karina Rangel da Silva; ACIOLY, Paloma Gonçalves Martins. Comportamento infantil durante o distanciamento social na pandemia de Covid-19. REBEn Rev. Bras. Enferm. v. 74 (Suppl. 1), 2021. DOI: 10.1590/0034-7167-2020-0762.

PÉREZ-FONSECA, Rebeca; BURGUILLOS-TORRES, Germán E.; CASTILLO-VELÁSQUEZ, Victoria G.; MORENO-ZULETA, Natalia; FONSECA-ANGULO, Rosa I.; BLUMTRITT, Cesar.; GARCÍA-JIMÉNEZ, Rafael. Sensory profile in children with autism disorder and children with typical development. Revista Mexicana de Neurociência, v. 20, n. 5, 2019. DOI: 10.24875/rmn.m19000019.

PINTO, Ana Isabel. QEC: Questionário de Envolvimento de Crianças. Coleção Inéditos IDECCA. Repositório Aberto da Universidade do Porto. 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/. Acesso em: 28 nov. 2021.

POSAR, Annio; VISCONTI, Paola. Sensory abnormalities in children with autism spectrum disorder. Jornal de Pediatria, v. 94, n. 4, 2018. DOI: 10.1016/j.jped.2017.08.008.

REDA, Mona; MEGUID, Nagwa A.; EID, Ola M.; HUSSEIN, Fatma; ELALFY, Dina Y. Study of sensory processing deficits in autism spectrum disorder symptom triad: an Egyptian sample. Middle East Current Psychiatry, v. 28, n. 1, 2021. DOI: 10.1186/s43045-020-00082-5.

ROLEY, Susanne Smith; MAILLOUX, Zoe; MILLER-KUHANECK, Heather; GLENNON, Tara J. Understanding Ayres' Sensory Integration. OT Practice, v. 12, n. 7, 2007. Disponível em: http://digitalcommons.sacredheart.edu/ot_fac. Acesso em: 28 nov. 2021.

SANTOS, Aline Diniz dos; SILVA, Júlia Kamers da. O impacto do isolamento social no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Res. Soc. Dev., v. 10, n. 9, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18218.

SANZ CERVERA, Pilar; FERNÁNDEZ ANDRÉS, Maria Inmaculada; PASTOR CEREZUELA, Gemma; PUCHOL FRAILE, Irene; HERRÁIZ LLONGO, Eva. Relación entre el procesamiento sensorial y la severidad de la sintomatología en una muestra de niños con TEA. Int. J. Dev. Educ. Psychol., v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.17060/ijodaep.2014.n1.v3.513.

SCHAAF, Roseann C.; COHN, Ellen S.; BURKE, Janice; DUMONT, Rachel; MILLER, Amy; MAILLOUX, Zoe. Linking sensory factors to participation: establishing intervention goals with parents for children with autism spectrum disorder. American Journal of Occupational Therapy, v. 69, n. 5, 2015. DOI: 10.5014/ajot.2015.018036.

SCHAAF, Roseann C.; TOTH-COHEN, Susan; JOHNSON, Stephanie L.; OUTTEN, Gina; BENEVIDES, Teal W. The everyday routines of families of children with autism: examining the impact of sensory processing difficulties on the family. Autism, v. 15, n. 3, 2011. DOI: 10.1177/1362361310386505.

SERRADA-TEJEDA, Sergio; SANTOS-DEL-RIEGO, Sergio; MAY-BENSON, Teresa A.; PÉREZ-DE-HEREDIA-TORRES, Marta. Influence of Ideational Praxis on the development of play and adaptive behavior of children with Autism Spectrum Disorder: a comparative analysis. Int. J. Environ. Res. Public Health., v. 18, n. 11, 2021. DOI: 10.3390/ijerph18115704.

SUAREZ, Michelle A. Sensory processing in children with autism spectrum disorders and impact on functioning. Pediatric Clinics, v. 59, n. 1, 2012. DOI: 10.1016/j.pcl.2011.10.012.

TAVASSOLI, Teresa; BELLESHEIM, Katherine; SIPER, Paige M.; WANG, A. Ting; HALPERN, Danielle; GORENSTEIN, Michelle et al. Measuring sensory reactivity in autism spectrum disorder: application and simplification of a clinician-administered sensory observation scale. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 46, n. 1, 2016. DOI: 10.1007/s10803-015-2578-3.

THYE, Melissa D.; BEDNARZ, Haley M.; HERRINGSHAW, Abbey J.; SARTIN, Emma B.; KANA, Rajesh K. The impact of atypical sensory processing on social impairments in autism spectrum disorder. Developmental Cognitive Neuroscience, v. 29, 2018. DOI: 10.1016/j.dcn.2017.04.010.

WHO. Meeting report: autism spectrum disorders and other developmental disorders: from raising awareness to building capacity. World Health Organization, Geneva, Switzerland. 2013. https://apps.who.int/iris/handle/10665/103312.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Sousa Elias, C., França Figueredo LEÃO , A. H., & de Souza DELLA BARBA, P. C. (2024). PROCESSAMENTO SENSORIAL E ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NAS ROTINAS INFANTIS. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240005. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240005

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo