PROCESSAMENTO SENSORIAL E ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NAS ROTINAS INFANTIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240005Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista., Engajamento na infância., Terapia Ocupacional., Integração Sensorial., Processamento Sensorial.Resumo
RESUMO: Introdução: As ocupações se constituem como a base da existência humana, porém, o comprometimento nas habilidades de processamento das informações sensoriais pode impactar no engajamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: investigar a relação entre o processamento sensorial e o engajamento de crianças autistas de 2 a 5 anos em suas rotinas. Método: foi realizado estudo correlacional. As respostas dos cuidadores foram coletadas através de pesquisa online, empregando a técnica de amostragem Bola de Neve com dois questionários, o SPM-P (Medida do Processamento Sensorial – Versão Casa) e o QEC (Questionário de Envolvimento de Crianças). Resultados: obteve-se um total de 56 famílias [30 famílias com crianças autistas e 26 com crianças com desenvolvimento típico (DT)]. Uma análise de correlação e regressão múltipla identificou que os escores finais de processamento sensorial e engajamento se correlacionaram inversamente em crianças com TEA ou DT, e que o diagnóstico de TEA e o Planejamento Motor e Ideias prejudicados reduziram significativamente o engajamento, enquanto a idade e a escolaridade o aumentaram. Conclusão: observou-se que a utilização de estratégias que aumentem o engajamento da criança em suas rotinas é essencial para promover a aquisição de novas habilidades para participação no cotidiano.
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