PROCESSAMENTO SENSORIAL E ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NAS ROTINAS INFANTIS

Autores

  • Carina Sousa Elias UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.
  • Anderson Henrique França Figueredo LEÃO Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Patrícia Carla de Souza DELLA BARBA UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240005

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista., Engajamento na infância., Terapia Ocupacional., Integração Sensorial., Processamento Sensorial.

Resumo

RESUMO: Introdução: As ocupações se constituem como a base da existência humana, porém, o comprometimento nas habilidades de processamento das informações sensoriais pode impactar no engajamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: investigar a relação entre o processamento sensorial e o engajamento de crianças autistas de 2 a 5 anos em suas rotinas. Método: foi realizado estudo correlacional. As respostas dos cuidadores foram coletadas através de pesquisa online, empregando a técnica de amostragem Bola de Neve com dois questionários, o SPM-P (Medida do Processamento Sensorial – Versão Casa) e o QEC (Questionário de Envolvimento de Crianças). Resultados: obteve-se um total de 56 famílias [30 famílias com crianças autistas e 26 com crianças com desenvolvimento típico (DT)]. Uma análise de correlação e regressão múltipla identificou que os escores finais de processamento sensorial e engajamento se correlacionaram inversamente em crianças com TEA ou DT, e que o diagnóstico de TEA e o Planejamento Motor e Ideias prejudicados reduziram significativamente o engajamento, enquanto a idade e a escolaridade o aumentaram. Conclusão: observou-se que a utilização de estratégias que aumentem o engajamento da criança em suas rotinas é essencial para promover a aquisição de novas habilidades para participação no cotidiano.

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Biografia do Autor

  • Carina Sousa Elias, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.

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  • Anderson Henrique França Figueredo LEÃO , Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

    Bacharel em Biomedicina (2012), Doutor em Neurociências (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Pós-doutor em Farmacologia (2019) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é bolsista de pós-doutorado (PNPD-CAPES) no Laboratório de Mecanismo de Ação de Drogas na Universidade Federal de São Paulo (Campus Vila Clementino). Possui experiência em farmacologia comportamental e celular, com ênfase em neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças neurodegenerativas, autofagia, morte celular, comportamento, aprendizado e memória, e emocionalidade.

  • Patrícia Carla de Souza DELLA BARBA, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

    Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Associado III do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar). Orientadora de mestrado e doutorado. Primeiro Pós-Doutorado em 2014 em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal, bolsista CAPES. Segundo Pós-Doutorado em andamento na Universidad Catolica de Valencia, Espanha, campus Capacitas, bolsista da FAPESP-SP. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção no Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil típico e atípico; Intervenção Precoce, Ocupações infantis; Práticas Centradas na Família; Práticas Recomendas em Intervenção Precoce; Terapia Ocupacional na Atenção Integral à Infância; Engajamento em rotinas; formação de profissionais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: TERAPIA OCUPACIONAL E ATENÇÃO INTEGRAL À INFÂNCIA. Membro da Red Iberoamericana de Atención Temprana e da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidad (grupo de trabajo Atención Temprana).

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

SOUSA ELIAS, Carina; FRANÇA FIGUEREDO LEÃO , Anderson Henrique; DE SOUZA DELLA BARBA, Patrícia Carla. PROCESSAMENTO SENSORIAL E ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NAS ROTINAS INFANTIS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240005, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14419.. Acesso em: 22 nov. 2024.