Altas habilidades/superdotação no Brasil

uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022

Autores

  • Juliana Andreatta FABER Universidade do Vale do Itajaí
  • Adriana Gomes ALVES Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p11-26

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Revisão de Literatura., Práticas inclusivas, Políticas Públicas, Atendimento Educacional.

Resumo

Segundo estudos recentes, as primeiras abordagens sobre o tema altas habilidades/superdotação no Brasil ocorreram há mais de 70 anos. Apesar das crescentes pesquisas, o tema ainda é desconhecido para a maioria das pessoas, inclusive para os diversos educadores que não sabem lidar em sala de aula com alunos que apresentam um nível superior, dificultando assim um atendimento de qualidade. Mesmo com o avanço das políticas públicas no decorrer desses anos, as mesmas são pouco conhecidas, comentadas ou discutidas, inibindo assim as ações estabelecidas pela legislação. O presente artigo se configura como uma pesquisa de revisão de literatura e objetiva investigar as atualidades referentes ao tema, suas principais discussões, teóricas e metodológicas utilizadas atualmente para incluir e atender estes alunos, realizando um levantamento dos estudos nos últimos dez anos. A pesquisa resultou em 37 produções que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultaram em 13 publicações analisadas, distribuídas entre as seguintes categorias: Políticas Públicas, Prática Inclusivas e Atendimento Educacional. Concluiu-se que muito se avançou neste período, no entanto, a teoria encontra-se longe da prática, mitos e crenças sobre AH/SD ainda permeiam o pensamento de muitos profissionais envolvidos na educação, dificultando a identificação destes indivíduos e principalmente a oferta de um atendimento adequado que possibilite o pleno desenvolvimento de seus potenciais. Diante disso, fica claro a relevância de trabalhos voltados a esta área, uma vez que pesquisas relacionadas a este público ainda são escassas, e se trata de uma temática de importância não apenas acadêmica, mas também social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Andreatta FABER, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Observatório de Políticas educacionais do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Adriana Gomes ALVES, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação. Professora do Programa de pós-graduação em Educação, da Universidade do Vale do Itajaí ( UNIVALI)

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de e FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.

ALEXANDRA RONDINI, Carina; PEREIRA, Nielsen. Atendimento Educacional Especializado Ao Superdotado Em Escola Pública Americana E Contribuições Para O Contexto Brasileiro. Revista Educação: Teoria e Prática, [s. l.], v. 26, n. 53, p. 466–483, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11483. Acesso em: 24 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008

CHACON, M. C. M.; MARTINS, B. A. A produção acadêmico-científica do Brasil na área das altas habilidades/superdotação no período de 1987 a 2011. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 49, p. 353-372, maio/ago. 2014.

DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação do Aluno com Altas Habilidades/ Superdotação: legislação e políticas educacionais para a inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: volume 1: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. Cap. 2. p. 25-40.

FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graziela Pérez Barrera. Estado do conhecimento na área de Altas Habilidades/Superdotação no Brasil: uma análise das últimas décadas. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 32, 2009.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 11 set 2021.

KUHN JUNIOR, Noberto. K. et al. O Habitus Professoral E a Educação Especial: Percepção Dos Professores De Classe Comum E Sala De Recursos Multifuncional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 1198–1220, 2016.

NAKANO, T. C.; SIQUEIRA, L. G. G. Revisão de publicações periódicas brasileiras sobre superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 249-266, maio./ago. 2012.

NASCIMENTO, Virginia Florêncio Ferreira De Alencar et al. Atividade De Situações Problema Em Matemática: Uma Proposta Metodológica Aplicada No Centro De Atividades E Desenvolvimento Em Altas Habilidades/Superdotação. Revista REAMEC- Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 106-124, 2019.Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 106-124, 2019.

OLIVEIRA, Christianne Rocio Storrer; MINETTO, Maria De Fatima Joaquim. O atendimento educacional especializado na constituição do autoconceito de pessoa superdotada. Revista Educação Especial, [s. l.], v. 34, p. 1–22, 2021

PEDERRO, Mariana de Freitas Pereira et al. Revisão das produções científicas sobre altas habilidades/superdotação no Brasil no período de 2011 a 2015. Revista Educação Especial, v. 30, n. 58, p. 499-514, 2017.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas Públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 627-640, set./dez. 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14274>. Acesso em: 19 jan. 2022

RENZULLI, Joseph. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. (Eds). The Triad Reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986.

RENZULLI, Joseph S.; REIS, Sally M. The Schoolwide Enrichment Model: A how-to guide for talent development. Waco, TX: Prufrock Press, 2014.

VIEIRA, Alexandro Braga; RAMOS, Ines de Oliveira. de O. Diálogos entre Boaventura de Sousa Santos, Educação Especial e Currículo / Dialogues between Boaventura de Sousa Santos, Special Education and Curriculum. Educação & Realidade, [s. l.], v. 43, n. 1, p. 131–151, 2018.

VIRGOLIM, Ângela Magda Rodrigues. Altas habilidades/superdotação: Encorajando potenciais. Ministério da Educação, 2007. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004652.pdf> Acesso em 20 ago. 2021. MARTINS, Sandra Eli Sartoreto Oliveira; LEITE, Lucia pereira. As contribuições da Educação Especial para promoção da educação inclusiva nas normativas brasileiras. Psicología, Conocimiento y Sociedad, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 189–210, 2014.

WENZEL, Camila Dias Andrade; DANTAS, Jacqueline Wanderley Marques. Conhecendo Os Alunos Com Altas Habilidades E Superdotação Como Condição Para Uma Efetiva Inclusão Escolar. Cadernos Cajuína, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 58–70, 2019.

ZANCHETTI, Vitória De Araujo; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; SOUZA, Sharmilla Tassiana De. Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Atendimento Educacional Especializado. Olhar de Professor, [s. l.], v. 24, p.1-22, 2021.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Andreatta FABER, J., & Gomes ALVES, A. (2023). Altas habilidades/superdotação no Brasil: uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 11–26. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p11-26

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento