O aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia

Autores

  • Cleuma Roberta de Souza Marinho Universidade da Amazônia
  • José Adnilton Oliveira Ferreira Universidade de Brasília- UNB

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p63

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Altas Habilidades/Superdotação, Amazônia Amapaense

Resumo

Neste estudo investigou-se a inclusão de um aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia Amapaense. Para tanto realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, a partir da seguinte questão de pesquisa: Como tem se dado a inclusão escolar de um aluno com altas habilidades/superdotação em uma escola ribeirinha no município de Mazagão no Estado do Amapá? A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O lócus da pesquisa foi uma Escola ribeirinha localizada no município de Mazagão no Estado do Amapá. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação e registro fotográfico. Os participantes da referida pesquisa foram um professor da turma do aluno com altas habilidades/superdotação, um professor do Atendimento Educacional Especializado, um aluno com altas habilidades/superdotação, um coordenador pedagógico e o diretor da escola. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo, considerando a definição da categoria apriorística: inclusão escolar, assim como outras categorias intermediárias e categorias finais que no caso são as não apriorísticas que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa e da investigação empírica. Os resultados apontaram que existem dificuldades no processo de inclusão deste público relacionadas a vários aspectos como a formação de professores e de toda equipe escolar, de infraestrutura, de organização das salas de aula, entre outros, bem como, demonstraram a importância de pesquisas neste universo para o fortalecimento de questões teórico-práticas relativas à inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuma Roberta de Souza Marinho, Universidade da Amazônia

Universidade da Amazônia – UNAMA. Mestra em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Pedagoga pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). 

José Adnilton Oliveira Ferreira, Universidade de Brasília- UNB

Doutorando em Ciência da Educação pela Universidade de Brasília - UnB; Professor da Faculdade Estácio de Sá – Macapá/AP. 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos