A realidade aumentada e a disseminação da informação para crianças e adolescentes

estudo misto convergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.09.p111

Palavras-chave:

realidade aumentada, disseminação da informação

Resumo

Os dispositivos móveis inteligentes economicamente acessíveis e o crescimento das lojas de aplicativos têm contribuído para a popularização da realidade aumentada. Assim, objetivou-se avaliar a percepção do público sobre o uso da realidade aumentada para a disseminação de informação. Para tanto, foram desenvolvidos, com foco em crianças e adolescentes até 18 anos, objetos informacionais em realidade aumentada que foram distribuídos em 48 localidades do ambulatório de um hospital pediátrico. Esses objetos informacionais foram demonstrados para 334 participantes e seus acompanhantes que puderam, então, avaliá-los, por uma escala de satisfação e uma questão qualitativa. Na análise quantitativa, a satisfação média atribuída pelos 334 acompanhantes à realidade aumentada foi 8,2, não havendo diferenças significativas na satisfação por faixa etária ou sexo. Na análise qualitativa, foram identificados cinco temas em 150 comentários emitidos pelos acompanhantes sobre a realidade aumentada, quais sejam: é uma tecnologia nova e interessante; adequa-se ao mundo da criança; é uma forma de diversão; transforma o ambiente hospitalar; e requer outros recursos tecnológicos. Na convergência dos dados, observou-se que, dos 150 comentários, 133 (89%) foram positivos e 17 (11%) foram negativos. Concluiu-se que a realidade aumentada pode auxiliar o processo de disseminação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo

Professora doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Fabio Carmona, Universidade de São Paulo

Professor Assistente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Galvão, M. C. B., F. Carmona, e I. L. M. Ricarte. “A Realidade Aumentada E a disseminação Da informação Para crianças E Adolescentes: Estudo Misto Convergente”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 3, outubro de 2018, p. 111 ao 119, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n3.09.p111.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)