Diretrizes éticas

O Brazilian Journal of Information Science: research trends (BRAJIS) apoia e segue os princípios e padrões recomendados pelo COPE (Comitê de Ética em Publicações), organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas. Deste modo, o todo o processo editorial e pós-publicação seguem as recomendações do COPE disponíveis em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines

Os editores e o conselho editorial são responsáveis por zelar pelas questões éticas da revista. Qualquer reclamação ou suspeita de má conduta de autores, avaliadores ou mesmo da equipe editorial pode ser encaminhada ao email oficial da revista (brajis.marilia@unesp.br), a qual será analisada pelos editores, pautando-se nos Guias do COPE.

Em casos que envolvam suspeitas de má conduta relacionada à submissão, haverá uma verificação por parte dos editores com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético e todas as dúvidas sejam esclarecidas ou informadas aos leitores.

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do/s autor/es.

Se comprovada a má conduta por parte de um membro da equipe editorial ou parecerista Ad doc, este será afastado de suas atribuições junto à revista.

O processo de avaliação se baseia no mérito do trabalho, de acordo com as diretrizes informadas na página “Sobre a revista” e inclui a verificação de similaridade de todas as submissões.

A avaliação não deve ser influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais ou aqueles não pautados nas diretrizes da revista. Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados ou que contenham ofensas ou posturas inadequadas. Espera-se que o avaliador mantenha o anonimato em relação à avaliação, mantenha a confidencialidade dos artigos revisados e deve ainda abster-se de citação coercitiva. Em caso de algum conflito de interesse, o avaliador deve informar aos editores antes do aceite ou durante o processo de avaliação em próprio formulário disponibilizado no sistema da revista. Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo em análise, o avaliador deve comunicar o editor.

Os autores se responsabilizam integralmente pelo conteúdo. Quanto às dúvidas relacionadas à inclusão de co-autores, ordem dos nomes entre outras recomenda-se a consulta ao Guia pra autores da COPE e o CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses, quando for o caso, utilizando o campo correspondente do sistema da revista durante o processo de submissão.

O BRAJIS informa seus leitores em caso de correções, esclarecimentos, retratações, ou qualquer modificação dos materiais publicados, inclusive sua retirada integral. Para tanto, a partir de abril de 2021, foi adotado o uso do CrossMark, que é uma iniciativa Crossref, que fornece uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo atualizado.

Conforme a proposta do CrossMark, o manuscrito depois de publicado pode sofrer pequenas correções ortográficas ou de formatação, sem que interfira na interpretação do conteúdo ou na atribuição de créditos aos autores. Caso a publicação precise de alterações mais significativas, estas alterações são informadas através do logotipo do Crossmark   incluído no arquivo do documento e nos metadados, juntamente com uma nota de esclarecimento ou de retratação com um DOI específico. Deste modo o leitor poderá verificar se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retirado.

No caso de errata, a revista mantém o documento original e ao final do texto registra-se a correção fazendo referência ao documento que publicou o erratum. Quando se trata de retratações, o documento original será substituído por uma mensagem dizendo que ele foi retratado fazendo referência ao documento da retratação.