Educação Continuada sobre Terminologias Clínicas no Contexto da Saúde Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023061

Palavras-chave:

Terminologia em saúde, Educação continuada, Profissionais da saúde, Sistema de saúde

Resumo

A força de trabalho de um sistema de saúde é multidisciplinar, requerendo treinamento interprofissional e conhecimentos específicos para atuar no contexto da saúde digital, como aqueles sobre terminologias em saúde. Assim, teve-se por objetivo apresentar o processo de criação, implantação e avaliação de um curso sobre terminologias em saúde com foco em profissionais que atuam no Sistema de Saúde Brasileiro. Para tanto, empregou-se a pesquisa de cunho documental associada a dados obtidos a partir de uma pesquisa de opinião. O curso de terminologias em saúde contou com o desenvolvimento de e-book, videoaulas e outros materiais didáticos, sendo implementado via Moodle. Sua primeira oferta foi realizada em 2022 e contou com a participação de 136 profissionais da saúde que, em sua totalidade, afirmaram que o curso contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre terminologias em saúde. A satisfação geral do curso e com o material didático foi maior entre os participantes com mais de 31 anos. Recomenda-se que as iniciativas de ensino à distância sobre a temática de terminologias em saúde sejam desenvolvidas, bem como sugere-se um acompanhamento longitudinal dos egressos para melhor conhecer o impacto dos conhecimentos adquiridos no cotidiano desses profissionais.

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Biografia do Autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo (USP)

Professora doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Profa. Dra. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Profa. Dra. no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Prof. Dr. na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Thais Lucena de Oliveira, Ministério da Saúde

Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Brasil.

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Galvão, M. C. B., S. de L. V. dos Santos, R. D. Braga, I. L. M. Ricarte, e T. L. de Oliveira. “Educação Continuada Sobre Terminologias Clínicas No Contexto Da Saúde Digital”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, fevereiro de 2024, p. e023061, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023061.

Edição

Seção

Dossiê "Transversalidade e Verticalidade na Ciência da Informação"

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