A realidade aumentada e a disseminação da informação para crianças e adolescentes

estudo misto convergente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.09.p111

Palabras clave:

realidade aumentada, disseminação da informação

Resumen

Os dispositivos móveis inteligentes economicamente acessíveis e o crescimento das lojas de aplicativos têm contribuído para a popularização da realidade aumentada. Assim, objetivou-se avaliar a percepção do público sobre o uso da realidade aumentada para a disseminação de informação. Para tanto, foram desenvolvidos, com foco em crianças e adolescentes até 18 anos, objetos informacionais em realidade aumentada que foram distribuídos em 48 localidades do ambulatório de um hospital pediátrico. Esses objetos informacionais foram demonstrados para 334 participantes e seus acompanhantes que puderam, então, avaliá-los, por uma escala de satisfação e uma questão qualitativa. Na análise quantitativa, a satisfação média atribuída pelos 334 acompanhantes à realidade aumentada foi 8,2, não havendo diferenças significativas na satisfação por faixa etária ou sexo. Na análise qualitativa, foram identificados cinco temas em 150 comentários emitidos pelos acompanhantes sobre a realidade aumentada, quais sejam: é uma tecnologia nova e interessante; adequa-se ao mundo da criança; é uma forma de diversão; transforma o ambiente hospitalar; e requer outros recursos tecnológicos. Na convergência dos dados, observou-se que, dos 150 comentários, 133 (89%) foram positivos e 17 (11%) foram negativos. Concluiu-se que a realidade aumentada pode auxiliar o processo de disseminação da informação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo

    Professora doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Fabio Carmona, Universidade de São Paulo

    Professor Assistente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas

    Professor Titular na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas

Referencias

.

Publicado

2018-10-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“A Realidade Aumentada E a disseminação Da informação Para crianças E Adolescentes: Estudo Misto Convergente”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, no. 3, Oct. 2018, p. 111 ao 119, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.09.p111.

Artículos más leídos del mismo autor/a