Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto não deve ter sido publicado total ou parcialmente em outro meio de divulgação ou estar em avaliação em outro periódico.
  • A ordem dos autores nos metadados deve ser a mesma em que os autores deverão aparecer no manuscrito, caso seja aprovado para publicação.
  • O artigo deve ser submetido no formato word (.doc), OpenDocument Text (.ODT) ou Rich Text Format (.RTF).
  • Para garantir a avaliação Blind Peer Review, TODOS os dados de identificação dos autores devem ser removidos da primeira página do artigo, do rodapé, bem como das propriedades do arquivo.
  • Todos os metadados devem estar preenchidos corretamente em inglês e também português ou espanhol, nos campos específicos, em especial: ORCID de cada autor, email para contato, afiliação dos autores por extenso, indicação do país de origem.
  • O resumo e sua versão em inglês ou espanhol deve ser do tipo informativo e as palavras-chave indicadas devem ser representativas do tema do artigo.
  • Todos os autores devem ter lido a política de publicação da revista e manifestar sua concordância com relação à mesma.
  • O conteúdo do artigo deve ser incluído (colado) no arquivo do Template da revista, o qual está disponível nas Diretrizes aos Autores. Deve-se usar os estilos previstos no Template para formatar para cada parte do texto. Não serão aceitos submissões que não estejam no template.
  • O nome de TODOS os autores e co-autores devem ser incluídos nos metadados no ato da submissão. Não será permitida a inclusão de novos autores, principalmente após a aprovação da submissão.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem obrigatoriamente usar o Template do BRAJIS disponvível em: (BRAJIS template (português 2020) 

Cada item do artigo, incluindo títulos, seções, tabelas, referências e citações, deve ser formatado com os estilos previstos no template. Os estilos a serem utilizados na formatação do texto podem ser consultados no menu  Estilos do word e estão nomeados como "BJ: xxx" para facilitar a sua identificação .

O template, inclusive as referências e citações, está baseado no Manual de estilo da Modern Language Association - MLA 8 th .

As submissões devem ter no mínimo  6 mil palavras e no máximo 12 mil.  

Os artigos podem ser escritos em português, inglês, ou espanhol. Os metadados, incluindo título, palavras-chave e o resumo devem ser apresentados em dois idiomas, sendo o inglês um deles obrigatoriamente. Os artigos submetidos em inglês, cujos autores não sejam nativos, o aceite ficará condicionado ao envio de uma declaração de que o artigo passou por revisão de um profissional ou nativo em língua inglesa.

Recomendamos a consulta a série PROPETIPS , que contém orientações a respeito de diversos aspectos da preparação do original para publicação, entre eles inclusão de metadados, redação de resumos e escolha de palavras-chave, e outras que podem ajudar sobremaneira os autores.    

A revista não aceita trabalhos em linguagem coloquial, erros ortográficos e / ou erros gramaticais. Os autores são responsáveis pela correção ortográfica e gramatical, correção de estilo e tradução, quando for o caso.

Os trabalhos devem ser originais, ou seja, não podem ter sido divulgados previamente em outro veículo.
As condutas do BRAJIS em relação a autores e avaliadores são baseadas nos guias do  Committee on Publication Ethics (COPE). O autor deve estar ciente que qualquer violação de direitos autorais, leis de propriedade intelectual e códigos de ética são inaceitáveis e são proibidos nesta revista. 

Todos os artigos são analisados utilizando-se para isto o software Turnitin.

Na indicação dos autores, recomenda-se a inclusão dos nomes daqueles que contribuíram efetivamente para a realização da pesquisa que deu origem ao artigo. Conforme o CRediT (Contributor Roles Taxonomy), os tipos de contribuição são:

Concepção da pesquisa ou ideias do artigo
Curadoria dos dados utilizados
Análise dos dados 
Obtenção de fundos 
Execução da pesquisa
Definição da metodologia

Administração do projeto que deu origem ao artigo

Fornecimento de materiais e equipamentos para a pesquisa

Desenvolvimento/testagem de Softwares utilizados na pesquisa

Supervisão dos participantes da realização da pesquisa
Validação dos resultados da pesquisa
Preparação dos resultados para divulgação
Escrita da versão original do artigo
Revisão e edição do artigo

A ordem dos autores no corpo do artigo obedecerá a ordem em que os mesmos foram inseridos nos metadados, deste modo, solicitamos especial atenção em relação a este aspecto.  

Pelo menos um dos autores deve possuir o título de doutor. Em casos excepcionais, e a critério da comissão editorial, poderão ser aceitos artigos de autores mestres desde que: a) o autor seja docente em instituição de ensino superior e/ou possua publicações em periódicos científicos arbitrados em sua área de especialidade e b) a excepcional qualidade do artigo seja confirmada pelos avaliadores.

Todos os autores devem ter cadastro no ORCID e o número de registro  de cada autor deve ser incluído nos metadados do artigo.  

Nos metadados, além do nome completo, a afiliação do(s) autore(s) é um item obrigatório e deve ser indicado sempre por extenso. Inclua um breve (01 parágrafo) sobre a biografia do(s) autor(es). 

As referências incluídas nos metadados devem estar normalizadas de acordo com o padrão adotado pela revista (MLA 8th) e serem separadas por uma linha entre si. Quando se tratar de artigos on-line, a referência deve incluir necessariamente o DOI do artigo citado.   

Seguindo as diretrizes da Ciência Aberta, a partir de 2021 o BRAJIS encoraja os seus autores a compartilhar todos os dados que foram usados na elaboração do manuscrito, disponibilizando-os em repositórios institucionais, se possível na íntegra, e informando a localização dos mesmos no corpo da submissão. Há ainda a possibilidade de submeter os dados da pesquisa juntamente com o artigo no sistema da revista como item "Conjunto de dados". O BRAJIS solicita que para o caso dos dados não estarem depositados em repositórios públicos, o(s) autor(es) declare(m) que os mesmos estarão disponíveis mediante solicitação. 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License

Artigos

Objetiva informar os resultados de uma pesquisa original, que ainda não foi publicada em outro veículo de comunicação. De 10 a 25 páginas, incluindo referências, tabelas e gráficos.

Resenhas

A BJIS publica resenhas de livros que recentemente foram publicados em Ciência da Informação. De 03 a 05 páginas.

Traduções

Nesta seção serão aceitas versões em português ou espanhol de textos clássicos ou fundamentais relacionados ao amplo campo da Ciência da Informação e sub-áreas, como Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia publicados originalmente em inglês. 

Política de Privacidade

A política de privacidade do BRAJIS baseia-se nos princípios do seu compromisso com a transparência e o respeito nas relações com seus autores, avaliadores e visitantes, através da utilização do site da revista. O BRAJIS está em conformidade com os princípios de privacidade observando a transferência, a segurança, a integridade dos dados e o acesso à informação.