Entrelaces da Biblioterapia e da Mediação da Leitura
uma análise das entrevistas concedidas à Rede Mediar
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02142Palavras-chave:
Biblioterapia, Leitura, Mediação de leitura, Rede MediarResumo
Compreende-se ao pesquisar acerca da biblioterapia e da mediação da leitura, que existe uma relação temática em que ambas favorecem a socialização e o equilíbrio emocional do sujeito por meio da leitura e dos benefícios que essa ação possibilita. O objetivo deste estudo foi de evidenciar a inter-relação da biblioterapia com a mediação da leitura por meio das narrativas registradas nas entrevistas da Rede Mediar. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo, para o qual foram adotados o método de estudo de caso e a abordagem qualitativa e foram analisadas as percepções compartilhadas por meio das entrevistas concedidas à Rede Mediar. Os resultados indicaram que a biblioterapia e a mediação da leitura se entrelaçam visando a um agir humanizador e consciente do mediador, para que ele apoie a formação e o desenvolvimento do sujeito na perspectiva leitora e o alcance do bem-estar. Considera-se que, na perspectiva da biblioterapia, o ato de ler tem uma intenção terapêutica que favorece mudanças singulares e sociais nos sujeitos.
Downloads
Referências
Almeida Junior, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. Mediação oral da informação e da leitura. Organizado por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. pp. 9-32.
Bortolin, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando, 2010, https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103349. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Tese de Doutorado. Acessado 19 mar. 2022.
Caldin, Clarice Fortkamp. “A leitura como função terapêutica: biblioterapia”. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 6, no. 12, 2001, pp. 32-44, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2001v6n12p32/5200. Accessed 19 fev. 2021.
Caldin, Clarice Fortkamp. Perspectivas e tendências da Biblioterapia. Rede Mediar, 2021, https://redemediar.wordpress.com/2021/04/13/perspectivas-e-tendencias-da-biblioterapia-segundo-clarice-caldin/.Rede Mediar, Salvador, 2021. Acessed 11 nov. 2021.
Ferreira, Danielle Thiago. “Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal”. ETD - Educação Temática Digital, vol. 4, no. 2, 2003, pp. 35-47, https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/620/635. Accessed 27 out. 2021.
Lucas, Eliane R. de Oliveira, et al. “Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 11, no. 3, 2006, pp. 398-415, http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-93620110003&lng=pt&nrm=iso. Accessed 27 out. 2021.
Pereira, Marília Mesquita Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em bibliotecas públicas. UFPB, 1996.
Perrotti, Edmir. “Sobre informação e protagonismo cultural”. Informação e protagonismo social. Organizado por Henriette Ferreira Gomes e Hildenise Ferreira Novo. EDUFBA, 2017, pp. 11-25.
Pinto, Virginia Bentes. “A biblioterapia como campo de atuação para o bibliotecário”. Transinformação, vol. 17, no. 1, 2005, pp. 31-43, https://www.scielo.br/j/tinf/a/TGh75RBZcCN8nTwF8FBjkkL/?lang=pt. Accessed 27 out. 2021.
Rede Mediar. 2021, https://redemediar.wordpress.com/entrevistas/. Accessed 27 out. 2021.
Santos, Raquel do Rosário, et al. “Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação”. Informação & Informação, vol. 26, no. 1, 2021, pp. 343-362.
Seitz, Eva Maria. Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínica médica. Habitus, 2006.
Sobrino, Juan. Leitura: mediação com afeto. Rede Mediar, 2021, https://redemediar.wordpress.com/2021/08/07/lectura-mediacion-con-afecto/. Accessed 11 nov. 2021.
Sousa, Ana Cláudia Medeiros de, et al. “Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 16, 2020, pp. 1 – 20, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Accessed 10 fev. 2021.
Sousa, Carla. “Biblioterapia e a mediação afetuosa da literatura: experiências de bibliotecári@s em bibliotecas”. Mediação da leitura literária em bibliotecas. Organizado por Jorge do Prado. Malê, 2019. pp. 107 – 120.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pamela Oliveira Assis, Raquel do Rosário Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License