Mediação da Leitura Literária por Meio das Obras Plásticas de Flávio Tavares
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023037Palavras-chave:
Mediação da leitura, Leitura literária, Artes plásticas – Flávio TavaresResumo
Objetivo: evidenciar as atividades de mediação da leitura, com base na literatura paraibana, realizadas por meio das influências nas artes plásticas de Flávio Tavares. Método: esta pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método o estudo de caso, sendo investigada a importância do agir mediador de Flávio Tavares. Como técnicas de coleta de dados foram desenvolvidas a análise das obras de Flávio Tavares e a realização de uma entrevista junto a esse Artista. Resultado: Flávio Tavares promove a mediação da leitura literária por meio de suas obras, em um agir representativo que o envolve, como também os literatos, o seu lugar de pertencimento e os(as) leitores(as). Destaca-se também que Flávio Tavares se utiliza de sua arte, para realizar uma mediação indireta da leitura, que subsidia reflexões a respeito das relações sociais, por exemplo, das condições de trabalho de povos sub-representados, demonstrando um processo de conscientização por parte de si e dos sujeitos leitores. Conclusões: é possível identificar nas obras de Flávio Tavares sua criatividade e criticidade, contextualizadas em seu lugar de pertencimento. A mediação da leitura, realizada de maneira consciente, pelo Artista viabiliza aos sujeitos, inclusive àqueles colocados à margem da sociedade, o acesso e a apropriação dos bens culturais, favorecendo a inclusão e o desenvolvimento desses sujeitos, como leitores críticos que podem reconhecer elementos que são simbólicos e representativos de seu povo.
Downloads
Métricas
Referências
Almeida júnior, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_9aa58ba510_0007871.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.
Almeida júnior, Oswaldo Francisco; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elizabeth da (org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2007.
Anjos, Augusto dos. Eu e outras poesias. 4. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.
Bortolin, Sueli. Mediação Oral da Literatura: a voz do bibliotecário lendo ou narrando. 2010. 232 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/bortolin_s_do_mar.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.
Candido, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
Cavalcante, Lidia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57262/32635. Acesso em: 12 nov. 2021.
Flávio Tavares. Galeria. Disponível em: http://flaviotavares.com.br/pt_br/. Acesso em: 26 fev. 2021.
Freire, Paulo. Ação cultural para liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2010.
Martins, Maria Helena. O que é Leitura. Brasília: Editora Brasiliense, 1988.
Pirolo, Ana Claudia Inacio da Silva. A informação artística. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 1-35, jul./dez. 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39954. Acesso em: 27 fev. 2023.
Sousa, Ana Cláudia Medeiros de et al. Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 16, 2020, p. 1-20. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acesso em: 6 out. 2021.
Tavares, Flávio. Facebook: @flaviotavares. Disponível em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012172950096. Acesso em: 13 set. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Acrisonelia Medeiros de Sousa Rocha, Raquel do Rosário Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License