Entrelaces da Biblioterapia e da Mediação da Leitura
uma análise das entrevistas concedidas à Rede Mediar
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02142Palabras clave:
Biblioterapia, Leitura, Mediação de leitura, Rede MediarResumen
Compreende-se ao pesquisar acerca da biblioterapia e da mediação da leitura, que existe uma relação temática em que ambas favorecem a socialização e o equilíbrio emocional do sujeito por meio da leitura e dos benefícios que essa ação possibilita. O objetivo deste estudo foi de evidenciar a inter-relação da biblioterapia com a mediação da leitura por meio das narrativas registradas nas entrevistas da Rede Mediar. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo, para o qual foram adotados o método de estudo de caso e a abordagem qualitativa e foram analisadas as percepções compartilhadas por meio das entrevistas concedidas à Rede Mediar. Os resultados indicaram que a biblioterapia e a mediação da leitura se entrelaçam visando a um agir humanizador e consciente do mediador, para que ele apoie a formação e o desenvolvimento do sujeito na perspectiva leitora e o alcance do bem-estar. Considera-se que, na perspectiva da biblioterapia, o ato de ler tem uma intenção terapêutica que favorece mudanças singulares e sociais nos sujeitos.
Descargas
Referencias
Almeida Junior, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. Mediação oral da informação e da leitura. Organizado por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. pp. 9-32.
Bortolin, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando, 2010, https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103349. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Tese de Doutorado. Acessado 19 mar. 2022.
Caldin, Clarice Fortkamp. “A leitura como função terapêutica: biblioterapia”. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 6, no. 12, 2001, pp. 32-44, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2001v6n12p32/5200. Accessed 19 fev. 2021.
Caldin, Clarice Fortkamp. Perspectivas e tendências da Biblioterapia. Rede Mediar, 2021, https://redemediar.wordpress.com/2021/04/13/perspectivas-e-tendencias-da-biblioterapia-segundo-clarice-caldin/.Rede Mediar, Salvador, 2021. Acessed 11 nov. 2021.
Ferreira, Danielle Thiago. “Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal”. ETD - Educação Temática Digital, vol. 4, no. 2, 2003, pp. 35-47, https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/620/635. Accessed 27 out. 2021.
Lucas, Eliane R. de Oliveira, et al. “Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 11, no. 3, 2006, pp. 398-415, http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-93620110003&lng=pt&nrm=iso. Accessed 27 out. 2021.
Pereira, Marília Mesquita Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em bibliotecas públicas. UFPB, 1996.
Perrotti, Edmir. “Sobre informação e protagonismo cultural”. Informação e protagonismo social. Organizado por Henriette Ferreira Gomes e Hildenise Ferreira Novo. EDUFBA, 2017, pp. 11-25.
Pinto, Virginia Bentes. “A biblioterapia como campo de atuação para o bibliotecário”. Transinformação, vol. 17, no. 1, 2005, pp. 31-43, https://www.scielo.br/j/tinf/a/TGh75RBZcCN8nTwF8FBjkkL/?lang=pt. Accessed 27 out. 2021.
Rede Mediar. 2021, https://redemediar.wordpress.com/entrevistas/. Accessed 27 out. 2021.
Santos, Raquel do Rosário, et al. “Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação”. Informação & Informação, vol. 26, no. 1, 2021, pp. 343-362.
Seitz, Eva Maria. Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínica médica. Habitus, 2006.
Sobrino, Juan. Leitura: mediação com afeto. Rede Mediar, 2021, https://redemediar.wordpress.com/2021/08/07/lectura-mediacion-con-afecto/. Accessed 11 nov. 2021.
Sousa, Ana Cláudia Medeiros de, et al. “Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 16, 2020, pp. 1 – 20, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Accessed 10 fev. 2021.
Sousa, Carla. “Biblioterapia e a mediação afetuosa da literatura: experiências de bibliotecári@s em bibliotecas”. Mediação da leitura literária em bibliotecas. Organizado por Jorge do Prado. Malê, 2019. pp. 107 – 120.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Pamela Oliveira Assis, Raquel do Rosário Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License