Mediação da leitura encantada

música que narra história por Márcia Evelin

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Ana Claudia Medeiros de Sousa Universidade Federal da Bahia
  • Pamela Oliveira Assis Universidade Federal da Bahia
  • Laura Maria Moreira Couto Universidade Federal da Bahia
  • João Manoel Santana Ferreira Santos Universidade Federal da Bahia
  • Uélber Conceição dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023026

Palavras-chave:

Leitura, Mediação da leitura, Mediação da leitura musical, Márcia Evelin

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de evidenciar a mediação da leitura realizada por Márcia Evelin, por meio da composição musical, e em que medida sua produção transparece traços culturais. Quanto à metodologia, essa pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método a pesquisa documental, associada ao estudo de caso, investigando a produção e a atuação mediadora de Márcia Evelin. Entre os resultados, foi possível constatar a necessidade do mediador da leitura alinhar sua formação leitora à prática profissional, contribuindo para uma percepção ampla das necessidades e expectativas dos sujeitos leitores, sendo essa postura associada à adoção de diferentes dispositivos informacionais que ampliem o repertório tanto do mediador quanto do leitor. Conclui-se que a música, quando adotada na ação mediadora, potencializa a evocação de elementos característicos e demarcadores de seus produtores e possibilita um terreno propício para participação ativa dos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. 

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. 

Pamela Oliveira Assis, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. 

Laura Maria Moreira Couto, Universidade Federal da Bahia

Estudante de iniciação científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia.

João Manoel Santana Ferreira Santos, Universidade Federal da Bahia

Estudante de iniciação científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia.

Uélber Conceição dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Estudante de iniciação científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

Almeida Júnior, Oswaldo Francisco. “Mediação da informação: um conceito atualizado”. Mediação oral da informação e da leitura. Org. por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, e Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. p. 9-32.

Antunes, Irandé. Aula de português: encontro e interação. Parábola Editorial, 2003.

Cavalcante, Lidia Eugenia. “Mediação e narrativa na voz dos contadores de história”. Mediação oral da informação e da leitura. Org. por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, e Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. p. 107-124.

Evelin, Marcia. @marciaevelindecarvalho. Instagram, 11 dez. 2021, https://www.instagram.com/marciaevelindecarvalho/ Acessado 6 fev. 2023.

Evelin, Marcia. @MarciaEvelin. Facebook, 6 fev. 2023, https://www.facebook.com/marcia.evelin.5?mibextid=ZbWKwL. Acessado 6 fev. 2023.

Evelin, Marcia. @marciaevelindecarvalho. Youtube, 2023, https://www.youtube.com/@marciaevelindecarvalho2300. Acessado 6 fev. 2023.

Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Editora Cortez, 1989, p. 29.

Mateus, Bárbara Maria Vieira, e Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman. “O uso da música na biblioteca escolar”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 13, no. esp., 2017, pp. 2020-2036, http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/297. Acessado 18 mar. 2022.

Martins, Maria Helena. O que é leitura. 9. ed. Brasiliense, 1988, https://pt.scribd.com/doc/30652716/O-que-e-Leitura-Maria-Helena-Martins. Acessado 18 mar. 2022.

Nogueira, Monique Andries. “A música e o desenvolvimento da criança”. Revista UFG, vol. 6, no. 2, 2004, pp. 22-25, https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654/23876. Acessado 4 maio 2022.

Oliveira, Priscila Felix de, e Severino, Thiago Saveda. “O teatro e a música como auxílio no ato de leitura”. Brasil Escola, c2022. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-teatro-musica-como-auxilio-no-ato-leitura.htm. Acessado 28 maio 2022.

Petit, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Editora 34, 2008.

Pieruccini, Ivete. “Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação”. Anais do 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência Da Informação: Salvador, UFBA, 2007, http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--159.pdf. Acessado 13 maio 2022.

Sousa, Ana Cláudia Medeiros de, et al., “Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 16, 2020, pp.1-20, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acessado 10 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Santos, R. do R., A. C. M. de Sousa, P. O. . Assis, L. M. M. Couto, J. M. S. F. . Santos, e U. C. dos Santos. “Mediação Da Leitura Encantada: Música Que Narra história Por Márcia Evelin”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, maio de 2023, p. e023026, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)