O uso de evidências por enfermeiros brasileiros

estudo quantitativo transversal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.02.p5

Palabras clave:

Uso da informação, Evidências, Informação em saúde, Enfermeiros, Brasil

Resumen

No contexto da saúde, emprega-se o termo “evidência” para denominar os achados provenientes de estudos científicos publicados em periódicos acadêmicos revisados por pares. Buscou-se verificar como os enfermeiros brasileiros têm usado evidências, assim como quais são as principais dificuldades e facilitadores para o uso de evidências científicas por esses profissionais. Para tanto, realizou-se um levantamento quantitativo e transversal. Participaram do estudo 100 enfermeiros, sendo 7 homens e 93 mulheres; com idade média de 37,3 anos de idade; 81 tinham apenas a graduação, 14 tinham mestrado e 5 tinham doutorado completo. Constatou-se que os enfermeiros entrevistados optam, principalmente, por consultar seus colegas de trabalho quando possuem alguma dúvida. As principais dificuldades para o uso de evidências pelos enfermeiros estão relacionadas à baixa remuneração recebida e às condições do local de trabalho. Os enfermeiros entendem como facilitadores para o uso de evidências: as múltiplas formas de acesso às evidências; o acesso às evidências que sejam válidas para o contexto local; a educação durante a graduação e a educação continuada. Os resultados deste estudo apontam a necessidade de se pensar e se propor iniciativas para que evidências em saúde sejam mais amplamente empregadas pelos enfermeiros brasileiros.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão, Profa. Dra., Universidade de São Paulo

    Professora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Fabio Carmona, Prof. Dr., Universidade de São Paulo

    Professor na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

  • Vivian Fernandes, Universidade de São Paulo

    Egressa do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação

  • Ivan Luiz Marques Ricarte, Prof. Dr., Universidade Estadual de Campinas

    Professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Referencias

DeBruyn, R. R; Ochoa-Marín, S. C.; Semenic, S. (2014). Barriers and facilitators to evidence-based nursing in Colombia. //Investigación y Educación en Enfermería. 32:1 (January 2014) 9-21.

Duncombe, D. C. (2018). A multi-institutional study of the perceived barriers and facilitators to implementing evidence-based practice. // Journal of Clinical Nursing. 27:5-6 (March 2018) 1216–1226.

Fernandes, J. da C.; Portela, L. F.; Griep, R. H.; Rotenberg, L. (2017). Jornada de trabalho e saúde em enfermeiros de hospitais públicos segundo o gênero. // Revista de Saúde Pública. 51:63 (Junho 2017) 1-14.

Fry, M.; Attawet, J. (2018). Nursing and midwifery use, perceptions and barriers to evidence-based practice: a cross-sectional survey. // International Journal of Evidence-Based Healthcare. 16:1 (January 2018) 47-54.

Gifford, W.; Zhang, Q.; Chen, S.; Davies, B.; Xie, R.; Wen, Shi-Wu; Harvey, G. (2018). When east meets west: a qualitative study of barriers and facilitators to evidence-based practice in Hunan China. // BMC Nursing. 17:26 (June 2018).

Heydari, A.; Mazlon, S. R.; Ranjbar, H.; Scurlock-Evans, L. (2014). A study of Iranian nurses and midwives knowledge, attitudes, and implementation of evidence-based practice: the time for change has arrived. // Worldviews on Evidence-Based Nursing. 11:5 (August 2014) 325–331.

Melnyk, B. M.; Gallagher-Ford, L.; Long, L. E.; Fineout-Overholt, E. (2014). The establishment of evidence-based practice competencies for practicing registered nurses and advanced practice nurses in real-world clinical settings: proficiencies to improve healthcare quality, reliability, patient outcomes, and costs. // Worldviews on Evidence-Based Nursing. 11:1 (January 2014) 5-15.

Salem, O. A. (2019). Knowledge and practices of nurses in infection prevention and control within a tertiary care hospital. // Annals of Medical & Health Sciences Research. 9:1 (January 2019) 422-425.

Silva, A. A.; Rotenberg, Lúcia; Fischer, F. M. (2011). Jornadas de trabalho na enfermagem: entre necessidades individuais e condições de trabalho. // Revista de Saúde Pública. 45:6 (December 2011) 1117-1126.

Straka, K. L.; Brandt, P.; Brytus, J. (2013). Brief report: creating a culture of evidence-based practice and nursing research in a pediatric hospital. // Journal of Pediatric Nursing. 18:4 (July-August 2013) 374-378.

Underhill, M.; Roper, K.; Siefert, M. L.; Boucher, J.; Berry, D. (2015). Evidence-based practice beliefs and implementation before and after an initiative to promote evidence-based nursing in an ambulatory oncology setting. // Worldviews on Evidence-Based Nursing. 12:2 (February 2015) 70-78.

Upton, P.; Scurlock-Evans, L.; Williamson, K.; Rouse, J.; Upton, D. (2015). The evidence-based practice profiles of academic and clinical staff involved in pre-registration nursing students' education: a cross sectional survey of US and UK staff. // Nurse Education Today. 35:1 (January 2015) 80-85.

Varaei, Shokoh; Salsali, Mahvash; Cheraghi, Mohammad Ali (2013). Implementation of evidence-based nursing practice for diabetic patients: an Iranian experience. // International Journal of Nursing Practice. 19:Suppl.3 (October 2013) 73-80.

Weng, Yi-Hao; Chen, Chiehfeng; Kuo, Ken N.; Yang, Chun-Yuh; Lo, Heng-Lien; Chen, Kee-Hsin; Chiu, Ya-Wen (2015). Implementation of Evidence-Based Practice in Relation to a Clinical Nursing Ladder System: a National Survey in Taiwan.// Worldviews on Evidence-Based Nursing. 12:1 (January 2015) 22-30.

Wilson, M.; Sleutel, M.; Newcomb, P.; Behan, D.; Walsh, J.; Wells, Jo N. (2015). Empowering nurses with evidence-based practice environments: surveying magnet, pathway to excellence and non-magnet facilities in one healthcare system. // Worldviews on Evidence-Based Nursing. 12:1 (January 2015) 12-21.

Publicado

2019-09-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“O Uso De Evidências Por Enfermeiros Brasileiros: Estudo Quantitativo Transversal”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 13, no. 3, Sept. 2019, pp. 5-13, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.02.p5.

Artículos más leídos del mismo autor/a