Educação Continuada sobre Terminologias Clínicas no Contexto da Saúde Digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023061

Palabras clave:

Terminologia em saúde, Educação continuada, Profissionais da saúde, Sistema de saúde

Resumen

A força de trabalho de um sistema de saúde é multidisciplinar, requerendo treinamento interprofissional e conhecimentos específicos para atuar no contexto da saúde digital, como aqueles sobre terminologias em saúde. Assim, teve-se por objetivo apresentar o processo de criação, implantação e avaliação de um curso sobre terminologias em saúde com foco em profissionais que atuam no Sistema de Saúde Brasileiro. Para tanto, empregou-se a pesquisa de cunho documental associada a dados obtidos a partir de uma pesquisa de opinião. O curso de terminologias em saúde contou com o desenvolvimento de e-book, videoaulas e outros materiais didáticos, sendo implementado via Moodle. Sua primeira oferta foi realizada em 2022 e contou com a participação de 136 profissionais da saúde que, em sua totalidade, afirmaram que o curso contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre terminologias em saúde. A satisfação geral do curso e com o material didático foi maior entre os participantes com mais de 31 anos. Recomenda-se que as iniciativas de ensino à distância sobre a temática de terminologias em saúde sejam desenvolvidas, bem como sugere-se um acompanhamento longitudinal dos egressos para melhor conhecer o impacto dos conhecimentos adquiridos no cotidiano desses profissionais.

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Biografía del autor/a

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo (USP)

    Professora doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Profa. Dra. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

  • Renata Dutra Braga, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Profa. Dra. no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

  • Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Prof. Dr. na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

  • Thais Lucena de Oliveira, Ministério da Saúde

    Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Brasil.

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Publicado

2024-02-05

Número

Sección

Dossier: "Transversalidad y Verticalidad en Ciencias de la Información"

Cómo citar

Galvão, Maria Cristiane Barbosa, et al. “Educação Continuada Sobre Terminologias Clínicas No Contexto Da Saúde Digital”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, Feb. 2024, p. e023061, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023061.

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