A competência em informação de idosos

contribuições da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n4.05.p32

Palavras-chave:

Competência em informação, idosos

Resumo

O estudo objetiva identificar fragmentos relevantes de literatura sobre o desenvolvimento da competência em informação de idosos nas bases Scielo e Scopus. A metodologia utilizada envolve a busca por palavras-chave e análise de aderência dos resultados ao tema proposto. Os resultados apontaram para treze pesquisas de âmbito internacional que envolvem as áreas de ciências sociais aplicadas, ciências da saúde e ciência da computação. Em âmbito correspondente à Ibero-América, recuperou-se cinco resultados considerados relevantes sobre literacia em saúde, que tem sido um movimento investigado no campo da saúde.

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Biografia do Autor

Djuli Machado De Lucca, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina (ano de ingresso - 2016). Mestre em Ciência da Informação (2015) e Bacharel em Biblioteconomia (2012) pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas relacionadas à dimensão política da competência em informação e ao desenvolvimento desta competência no grupo de idosos. Bolsista de Doutorado - CAPES. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Competência Informacional (GPCIn), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e certificado pela UFSC

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Adjunto III do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Ciência da Informação (2017-2019). 

Elizete Vieira Vitorino, Dra., Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD). Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Biblioteconomia. Atua principalmente nas seguintes áreas: organização e tratamento da informação, profissionais da informação, metodologia científica, metodologia da pesquisa, educação a distância e competência em informação. Atualmente, é Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas pesquisas, disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação (information literacy). É líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC. Concluiu estágio pós-doutoral, financiado pela CAPES, na Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 (Processo: BEX 2398/14-1).

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

De Lucca, D. M., W. B. Vianna, e E. V. Vitorino. “A Competência Em informação De Idosos: Contribuições Da Literatura”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 4, dezembro de 2018, p. 32-44, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n4.05.p32.

Edição

Seção

Artigos