Mapeamento de Ações de Competência em Informação na Pandemia de Covid-19
contribuição das Instituições de Ensino Superior da Região Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02122Palavras-chave:
Competência em informação, Covid-19, Ensino superior, Região NorteResumo
Com objetivo de examinar a contribuição das universidades e institutos federais da Região Norte do Brasil para o desenvolvimento de competência em informação no enfrentamento da pandemia de Covid-19, este estudo discute a competência em informação no contexto do ensino superior considerando o cenário da sociedade reconfigurado pela pandemia de Covid-19, mapeando as ações destes espaços para o desenvolvimento de competência em informação no combate à pandemia. No que tange aos procedimentos metodológicos, este estudo se apresenta exploratório e descritivo quanto aos seus objetivos e usa a abordagem qualitativa ao descrever as práticas examinadas e identificadas nas universidades e institutos em análise. Para investigar as iniciativas desenvolvidas pelas IES públicas, foram empreendidas buscas em notícias nos websites das instituições por meio de termos relacionados a Covid-19, segundo o grupo de indicadores propostos pela UNESCO (2008) como norte para inferências sobre a contribuição das iniciativas em universidades e institutos. Concluiu-se que a competência em informação no âmbito das IES localizadas na Região Norte do Brasil, perpassam questões relacionadas ao desenvolvimento de plataformas, mapeamento de fontes e disseminação de materiais informativos.
Downloads
Referências
American Library Association. Association of College & Research Libraries. Framework for information literacy for higher education. Chicago, 2016, http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acessado 30 jun. 2020.
Belluzzo, R. C. B. and Feres, G. G. Inteligência, criatividade e competência em informação: uma articulação necessária no contexto social contemporâneo. In: Alves, F. M. M.; Corrêa, E. C. D.;
Lucas, E. R. O (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador:
EDUFBA, 2016, https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22598. Acessado 30 jun. 2020.
Belluzzo, R.C.B. Relatório final apresentado ao Programa de Pós-Doutorado em Gestão Escolar. Araraquara: UNESP, 2003.
Campello, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003, https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004. Acessado 30 jun. 2020.
Caregnato, S. E. O desenvolvimento de habilidade informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000, http://eprints.rclis.org/11663/. Acessado 30 jun. 2020.
Do Bu, E. A. et al. Representações e ancoragens sociais do novo coronavírus e do tratamento da COVID-19 por brasileiros. Estududos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, e200073, 2020, https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200073. Acessado 30 jun. 2020.
Dudziak, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2001, https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acessado 30 jun. 2020.
Dudziak, E. A. Informacion literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003, https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acessado 30 jun. 2020.
Fleury, A.; Fleury, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
International Federation of Library Associations and Institutions. Faróis da sociedade de informação: declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Versão em português do documento Beacons of the Information Society. Alexandria: IFLA Publicações, 2005, https://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf. Acessado 30 jun. 2020.
Rzymski, P.; Nowicki, M. P. COVID-19 prejudice in academia. Science, Nova Iorque, v. 367, n. 6484, p.1313, mar. 2020, https://science.sciencemag.org/content/367/6484/1313.1. Acessado 29 jun. 2020.
Vitorino, E. V. and Piantola, D. Competência informacional - bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez., 2009, https://doi.org/10.1590/S0100-19652009000300009. Acessado 30 jun. 2020.
Unesco. Towards information literacy indicators. Paris: UNESCO, 2008, https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000158723. Acessado 30 jun. 2020.
Zarifan, P. O modelo da competência: trajetória, desafios atuais e propostas. São Paulo: SENAC, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Gomes Remigio, Mateus Rebouças Nascimento, Elizete Vieira Vitorino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License