Estrutura de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) para a População LGBTI+

atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos

Autores

  • André Luiz Avelino da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023039

Palavras-chave:

Competência em Informação, População LGBTI, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação, Vulnerabilidade social

Resumo

Tem como objetivo apontar uma estrutura teórica de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação voltado para a população LGBTI+, além de trazer conceitos das características desta metacompetência. Refere-se a uma revisão de literatura, apontando os conceitos de atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental e descritiva, de abordagem qualitativa. Além disso, considera os temas abordados na pesquisa, dentre os quais se destacam como principais Competência em Informação e seus componentes, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação e população LGBTI+. Neste sentido, a concretização deste artigo em estruturar um programa de desenvolvimento da Competência em Informação para a população LGBTI+ com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos ocorrerá de forma teórica. Compreende-se a importância e necessidade de trabalhar em prol do combate as vulnerabilidades sociais de grupos minoritários, como a população LGBTI+, pelo viés da Competência em Informação.

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Biografia do Autor

André Luiz Avelino da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Marketing Digital pela Faculdade UniBF, especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Faz parte do grupo de pesquisa GPCIn - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação, da UFSC. Membro do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de estudos e pesquisas em informação antirracista e sujeitos informacionais, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Áreas de interesse: competência em informação, políticas públicas, gênero e sexualidade, população LGBTI+, população trans.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, de 01/03/2020 a 28/02/2023 e de 01/03/2023 a 28/02/2026 - Processo: 308477/2022-7. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na área da Ciência da Informação (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Silva, A. L. A. da, e E. V. Vitorino. “Estrutura De Um Programa De Desenvolvimento Da Competência Em Informação (PDCIn) Para a População LGBTI+: Atitudes, Comportamentos, Habilidades, Valores E Conhecimentos”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, setembro de 2023, p. e023039, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023039.

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