Estrutura de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) para a População LGBTI+

atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos

Autores

  • André Luiz Avelino da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023039

Palavras-chave:

Competência em Informação, População LGBTI, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação, Vulnerabilidade social

Resumo

Tem como objetivo apontar uma estrutura teórica de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação voltado para a população LGBTI+, além de trazer conceitos das características desta metacompetência. Refere-se a uma revisão de literatura, apontando os conceitos de atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental e descritiva, de abordagem qualitativa. Além disso, considera os temas abordados na pesquisa, dentre os quais se destacam como principais Competência em Informação e seus componentes, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação e população LGBTI+. Neste sentido, a concretização deste artigo em estruturar um programa de desenvolvimento da Competência em Informação para a população LGBTI+ com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos ocorrerá de forma teórica. Compreende-se a importância e necessidade de trabalhar em prol do combate as vulnerabilidades sociais de grupos minoritários, como a população LGBTI+, pelo viés da Competência em Informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luiz Avelino da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Mestre em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Marketing Digital pela Faculdade UniBF, especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Faz parte do grupo de pesquisa GPCIn - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação, da UFSC. Membro do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de estudos e pesquisas em informação antirracista e sujeitos informacionais, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Áreas de interesse: competência em informação, políticas públicas, gênero e sexualidade, população LGBTI+, população trans.

  • Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, de 01/03/2020 a 28/02/2023 e de 01/03/2023 a 28/02/2026 - Processo: 308477/2022-7. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na área da Ciência da Informação (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Referências

American Library Association (ALA). "Framework for Information Literacy for Higher Education". Chigago: Association of College & Research Libraries (ACRL), 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 20 abr. 2023.

Aguilar, Maria José; Ander-Egg, Ezequiel. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Almeida, Arielle Lopes de; Damian, Ieda Pelógia Martins. "A Competência em Informação para o ensino universitário". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. esp. V Seminário de Competência em Informação, 1-21, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622/1268. Acesso em: 15 jun. 2022.

Alves, Fernanda Maria Melo; Santos, Bruno Almeida dos. "Fontes e recursos de informação tradicionais e digitais: propostas internacionais de classificação". Biblios, Pittsburgh, n. 72, jul./set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1562-47302018000300003&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

Andery, Maria Almalia Pie Abib. "Comportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento". Revista Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 203-217, 2011. Disponível em: https://www.revistaperspectivas.org/perspectivas/article/view/69/59. Acesso em: 20 abr. 2023.

Antunes, Celso. Resiliência: a construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

Aronson, Elliot Aronson; Wilson, Timothy D.; Akert, Robin M. Psicologia social. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

Atkinson, Rita L. et al. Introdução à Psicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Becker, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Belluzzo, Regina Célia Baptista; Santos, Camila Araújo dos; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de. "A Competência em Informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas". Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60-70, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 20 jun. 2022.

Biblioteca Pública de Santa Catarina entrega versão final do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação. Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis, 9 jul. de 2021. Disponível em: https://cultura.sc.gov.br/noticias/1424-noticias-biblioteca-publica-de-sc/23044-biblioteca-publica-de-santa-catarina-entrega-versao-final-do-programa-de-desenvolvimento-da-competencia-em-informacao. Acesso em: 20 abr. 2023.

Brasil. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. "Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual". Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

Camargo, Marculino. Ética na empresa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Cavazza, Nicoletta. Psicologia das atitudes e das opiniões. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

Costa, Geraldo Vieira da. Cultura e valores organizacionais. Florianópolis: Insular, 1999.

Demo, Pedro. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

Demo, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Dudziak, Elisabeth Adriana. "Information literacy: princípios, filosofia e prática". Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 15 jun. 2022.

Ferreira, Danielle Thiago. "Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho". Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 42-49, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/z4jKRbRzYJLK9JR7QHVVYcL/citation/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

Fonseca, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Gerlin, Meri Nadia Marques; Matta, Marta Leandro da; Nunes, Denise Bacellar. "Programa de formação em Competência em Informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura". Revista Ibero-Americana de Ciência em Informação, Brasília, v. 12, n. 2, p. 493-514, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032/21352. Acesso em: 13 fev. 2022.

Gouveia, Valdiney V. et al. "Valores humanos: contribuições e perspectivas teóricas". In: Torres, Cláudio Vaz; Neiva, Elaine Rabelo (Orgs.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Guenther, Zenita Cunha; Rondini, Carina Alexandra. "Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores". Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 237-266, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/s9Hcp6dSX7XGxB7GGmRhjfL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2021.

Internacional Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). "Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente (*)". Tradução para o português: Belluzzo, Regina Célia Baptista. Veracruz, México, 2008. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

Jannuzzi, Paulo de Martino. "Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza". Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 58, p. 22-42, maio/ago. 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2916/2768. Acesso em: 20 fev. 2023.

Kanaane, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Manifesto de Florianópolis sobre a Competência em Informação e as populações vulneráveis e minorias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 25., Anais [...] Florianópolis: FEBAB. 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4554. Acesso em: 25 nov. 2022.

Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler. "Educação para a Competência em Informação e ações realizadas por bibliotecários". Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 13-19, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86324/53336. Acesso em: 24 abr. 2023.

Neiva, Elaine Rabelo; Mauro, Túlio Gomes. "Atitude e mudança de atitudes". In: Torres, Cláudio Vaz; Neiva, Elaine Rabelo (Orgs.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Pedra, Caio Benevides. Cidadania trans: o acesso à cidadania por travestis e transexuais no Brasil. Curitiba: Appris, 2020.

Righetto, Guilherme Goulart; Vitorino, Elizete Vieira. #TRANSliteracy: Competência em Informação voltada às pessoas trans*. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 264p.

Rodrigues, Aroldo. Psicologia social para iniciantes: estudo da interação humana. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Romeiro, Nathália Lima. "Programa para o desenvolvimento da Competência em Informação em comunidade quilombola: foco na formação em biblioteconomia". Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 164-183, jan./jun. 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46/pdf_1. Acesso em: 13 fev. 2022.

Sampaio, Angelo Augusto Silva. "Skinner: sobre ciência e comportamento humano". Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 25, n. 3, p. 370-383, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/RYLJ5RLYYncbcGs5fgkTtSL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2023.

Setzer, Valdemar. "Dado, informação, conhecimento e competência". DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, n. zero, dez. 1999. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45629. Acesso em: 3 dez. 2021.

Spudeit, Daniela. "Proposta de um programa para desenvolvimento da Competência em Informação para alunos do ensino profissional". Ciência da Informação em Revista, v. 2, n. 2, p. 67-77, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782/1466. Acesso em: 11 fev. 2022.

Vasconcellos, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2004.

Vitorino, Elizete Vieira. "A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da 'vulnerabilidade em informação'". Ciência da Informação, Brasília, DF, v.47 n.2, p.71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187/0. Acesso em: 30 jun. 2023.

Vitorino, Elizete Vieira; De Lucca, Djuli Machado (orgs.). As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Florianópolis: Porto Velho, RO: EDUFRO, 2020. 240 p. ISBN: 978-65-87539-16-4 (físico) ISBN: 978-65-87539-06-5 (digital). Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Livros%20Novos%202020/As%20dimens%20da%20comp%20em%20inf.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.

Vitorino, Elizete Vieira; Piantola, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019. e-book lançado em 2020. 205 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212553/E-book%20Compet%c3%aancia%20em%20informa%c3%a7%c3%a3o%2031ago20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 jun. 2023.

Weiten, Mayne. Introdução à Psicologia: temas e variações. 4. ed. abrev. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

Zarifian, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003.

Zimbardo, Philip George; Ebbesen, Ebbe B. Influência em atitudes e modificação de comportamento. São Paulo: Edgard Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Silva, André Luiz Avelino da, e Elizete Vieira Vitorino. “Estrutura De Um Programa De Desenvolvimento Da Competência Em Informação (PDCIn) Para a População LGBTI+: Atitudes, Comportamentos, Habilidades, Valores E Conhecimentos ”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, setembro de 2023, p. e023039, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023039.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)