Estrutura de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) para a População LGBTI+
atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023039Palavras-chave:
Competência em Informação, População LGBTI, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação, Vulnerabilidade socialResumo
Tem como objetivo apontar uma estrutura teórica de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação voltado para a população LGBTI+, além de trazer conceitos das características desta metacompetência. Refere-se a uma revisão de literatura, apontando os conceitos de atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental e descritiva, de abordagem qualitativa. Além disso, considera os temas abordados na pesquisa, dentre os quais se destacam como principais Competência em Informação e seus componentes, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação e população LGBTI+. Neste sentido, a concretização deste artigo em estruturar um programa de desenvolvimento da Competência em Informação para a população LGBTI+ com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos ocorrerá de forma teórica. Compreende-se a importância e necessidade de trabalhar em prol do combate as vulnerabilidades sociais de grupos minoritários, como a população LGBTI+, pelo viés da Competência em Informação.
Downloads
Referências
American Library Association (ALA). "Framework for Information Literacy for Higher Education". Chigago: Association of College & Research Libraries (ACRL), 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 20 abr. 2023.
Aguilar, Maria José; Ander-Egg, Ezequiel. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
Almeida, Arielle Lopes de; Damian, Ieda Pelógia Martins. "A Competência em Informação para o ensino universitário". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. esp. V Seminário de Competência em Informação, 1-21, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622/1268. Acesso em: 15 jun. 2022.
Alves, Fernanda Maria Melo; Santos, Bruno Almeida dos. "Fontes e recursos de informação tradicionais e digitais: propostas internacionais de classificação". Biblios, Pittsburgh, n. 72, jul./set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1562-47302018000300003&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.
Andery, Maria Almalia Pie Abib. "Comportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento". Revista Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 203-217, 2011. Disponível em: https://www.revistaperspectivas.org/perspectivas/article/view/69/59. Acesso em: 20 abr. 2023.
Antunes, Celso. Resiliência: a construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
Aronson, Elliot Aronson; Wilson, Timothy D.; Akert, Robin M. Psicologia social. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
Atkinson, Rita L. et al. Introdução à Psicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Becker, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Belluzzo, Regina Célia Baptista; Santos, Camila Araújo dos; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de. "A Competência em Informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas". Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60-70, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 20 jun. 2022.
Biblioteca Pública de Santa Catarina entrega versão final do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação. Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis, 9 jul. de 2021. Disponível em: https://cultura.sc.gov.br/noticias/1424-noticias-biblioteca-publica-de-sc/23044-biblioteca-publica-de-santa-catarina-entrega-versao-final-do-programa-de-desenvolvimento-da-competencia-em-informacao. Acesso em: 20 abr. 2023.
Brasil. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. "Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual". Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
Camargo, Marculino. Ética na empresa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Cavazza, Nicoletta. Psicologia das atitudes e das opiniões. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
Costa, Geraldo Vieira da. Cultura e valores organizacionais. Florianópolis: Insular, 1999.
Demo, Pedro. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
Demo, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Dudziak, Elisabeth Adriana. "Information literacy: princípios, filosofia e prática". Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 15 jun. 2022.
Ferreira, Danielle Thiago. "Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho". Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 42-49, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/z4jKRbRzYJLK9JR7QHVVYcL/citation/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
Fonseca, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Gerlin, Meri Nadia Marques; Matta, Marta Leandro da; Nunes, Denise Bacellar. "Programa de formação em Competência em Informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura". Revista Ibero-Americana de Ciência em Informação, Brasília, v. 12, n. 2, p. 493-514, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032/21352. Acesso em: 13 fev. 2022.
Gouveia, Valdiney V. et al. "Valores humanos: contribuições e perspectivas teóricas". In: Torres, Cláudio Vaz; Neiva, Elaine Rabelo (Orgs.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Guenther, Zenita Cunha; Rondini, Carina Alexandra. "Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores". Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 237-266, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/s9Hcp6dSX7XGxB7GGmRhjfL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2021.
Internacional Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). "Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente (*)". Tradução para o português: Belluzzo, Regina Célia Baptista. Veracruz, México, 2008. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
Jannuzzi, Paulo de Martino. "Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza". Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 58, p. 22-42, maio/ago. 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2916/2768. Acesso em: 20 fev. 2023.
Kanaane, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Manifesto de Florianópolis sobre a Competência em Informação e as populações vulneráveis e minorias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 25., Anais [...] Florianópolis: FEBAB. 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4554. Acesso em: 25 nov. 2022.
Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler. "Educação para a Competência em Informação e ações realizadas por bibliotecários". Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 13-19, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86324/53336. Acesso em: 24 abr. 2023.
Neiva, Elaine Rabelo; Mauro, Túlio Gomes. "Atitude e mudança de atitudes". In: Torres, Cláudio Vaz; Neiva, Elaine Rabelo (Orgs.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Pedra, Caio Benevides. Cidadania trans: o acesso à cidadania por travestis e transexuais no Brasil. Curitiba: Appris, 2020.
Righetto, Guilherme Goulart; Vitorino, Elizete Vieira. #TRANSliteracy: Competência em Informação voltada às pessoas trans*. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 264p.
Rodrigues, Aroldo. Psicologia social para iniciantes: estudo da interação humana. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Romeiro, Nathália Lima. "Programa para o desenvolvimento da Competência em Informação em comunidade quilombola: foco na formação em biblioteconomia". Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 164-183, jan./jun. 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/46/pdf_1. Acesso em: 13 fev. 2022.
Sampaio, Angelo Augusto Silva. "Skinner: sobre ciência e comportamento humano". Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 25, n. 3, p. 370-383, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/RYLJ5RLYYncbcGs5fgkTtSL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2023.
Setzer, Valdemar. "Dado, informação, conhecimento e competência". DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, n. zero, dez. 1999. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45629. Acesso em: 3 dez. 2021.
Spudeit, Daniela. "Proposta de um programa para desenvolvimento da Competência em Informação para alunos do ensino profissional". Ciência da Informação em Revista, v. 2, n. 2, p. 67-77, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782/1466. Acesso em: 11 fev. 2022.
Vasconcellos, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2004.
Vitorino, Elizete Vieira. "A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da 'vulnerabilidade em informação'". Ciência da Informação, Brasília, DF, v.47 n.2, p.71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187/0. Acesso em: 30 jun. 2023.
Vitorino, Elizete Vieira; De Lucca, Djuli Machado (orgs.). As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Florianópolis: Porto Velho, RO: EDUFRO, 2020. 240 p. ISBN: 978-65-87539-16-4 (físico) ISBN: 978-65-87539-06-5 (digital). Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Livros%20Novos%202020/As%20dimens%20da%20comp%20em%20inf.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
Vitorino, Elizete Vieira; Piantola, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019. e-book lançado em 2020. 205 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212553/E-book%20Compet%c3%aancia%20em%20informa%c3%a7%c3%a3o%2031ago20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 jun. 2023.
Weiten, Mayne. Introdução à Psicologia: temas e variações. 4. ed. abrev. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
Zarifian, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003.
Zimbardo, Philip George; Ebbesen, Ebbe B. Influência em atitudes e modificação de comportamento. São Paulo: Edgard Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Luiz Avelino da Silva, Elizete Vieira Vitorino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License