Chamada de artigos para dossiê: Pensamento Social no Brasil: Estética Conservadora, Movimentos Sociais, Abordagens e Possibilidades

A sociedade brasileira tem sido tema de profunda discussão após as eleições de 2022 e o oito de janeiro de 2023, com a polarização política e disputas identitárias perpassando as mais diferentes áreas da vida de todos os cidadãos.

Os temas do debate são amplos e passam pela discussão da identidade política e social de diversos grupos, com o enfraquecimento de grupos políticos tradicionais e o fortalecimento de novos grupos e a ação e definição de grupos de pressão e suas intersecções e contradições. Ainda, a política internacional ocupa novo papel definindo e redefinindo identidades nacionais. De mesmo modo, as novas tecnologias de Inteligência Artificial combinadas com a velocidade de propagação de informação das redes sociais reforçam identidades coletivas ao distribuir informações, sejam elas verdadeiras ou não.

Nesse sentido, pesquisas quantitativas e qualitativas têm buscado compreender a realidade brasileira, assim como a influência de diversos grupos de pressão e novas tecnologias na formação social do Brasil, além de suas implicações econômicas. Questões como: o campo político sofreu uma mudança das antigas ideologias de luta de classe para uma base identitária? Qual a influência de determinados grupos de pressão nas políticas públicas e relações sociais? Qual o papel das novas tecnologias de inteligência artificial no debate público nacional? Qual o seu impacto em áreas como emprego, legislação, arte etc.? Ainda, há aqueles que a partir desses dados buscam demonstrar caminhos possíveis para a superação de desigualdades e consolidação de uma democracia mais inclusiva.

Buscando discutir essas e outras questões, a nova edição da Revista Aurora – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – convida todas e todos que tenham textos para contribuir nesses debates a submetê-los para a organização de nosso próximo dossiê temático: Pensamento Social no Brasil: Estética Conservadora, Movimentos Sociais, Abordagens e Possibilidades.

Também receberemos Artigos na seção Miscelânea, Ensaios, Resenhas e entrevistas (fluxo contínuo), conforme consta nas Normas de Publicação.

Prazo final para submissão de textos para dossiê: 20 de Agosto de 2024.

 

Atenciosamente,

Equipe Editorial.