A análise do conto “a menor mulher do mundo” de Clarice Lispector

conteúdo e forma no materialismo dialético

Autores

  • Andressa Cristina Molinari
  • Ana Claudia Bazé de Lima
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
  • Daniele Aparecida Russo
  • Rosângela Miola Galvão de Oliveira
  • Sandra Aparecida Pires Franco

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.06.p65

Palavras-chave:

Conteúdo e forma, Feminino, Materialismo histórico e dialético

Resumo

O objetivo do texto é analisar o conto “A menor mulher do mundo” de Clarice Lispector sob a vertente do Materialismo Histórico e Dialético, em específico, as características do feminino no conto e sua relação com a categoria dialética conteúdo e forma. A Literatura em seu processo histórico-social demonstra por meio de suas personagens as transformações sociais de pensamentos, comportamentos, que refletem os anseios e as necessidades da sociedade em momentos pontuais. Na literatura brasileira esse processo também ocorre e pode servir de alicerce histórico e social ao leitor. No caso das personagens femininas, as transformações podem evidenciar o caráter discriminatório sofrido pela figura da mulher em diferentes âmbitos: social, político, religioso, cultural, psicológico, econômico, histórico. A análise do conto busca evidenciar o papel social da mulher no contexto de produção da narrativa, tendo como parâmetro o método dialético de Marx, cuja transformação da realidade prima pela compreensão da totalidade na qual está inserido o conto e suas inter-relações com a produção da personagem de Clarice Lispector. Para tanto, primeiro, faz-se necessária a compreensão dos conceitos de conteúdo e forma na perspectiva do materialismo histórico e dialético para o real entendimento do conto que se apresenta escrito na língua portuguesa e na inglesa. Em segundo, a apresentação do contexto histórico e social de produção da história. Para em terceiro, analisar o papel feminino no conto da personagem principal, articulando os conceitos de conteúdo e de forma, em comparação com a tradução de trechos da obra em inglês. A análise do conto nessa perspectiva teórica proporciona ao leitor o entendimento dos conceitos de conteúdo e forma, de maneira que se evidencia a importância do contexto histórico e social de produção para a compreensão da essência do conto. Percebe-se pela análise do feminino, que apesar das conquistas sociais atuais da mulher no país, ainda encontramo-nos subjugadas ao papel subalterno e coadjuvante no que concerne à transformação social, e, estando a margem do processo, nos cabe apenas a imagem romântica de símbolo de amor incondicional.

Submissão: 2018-06-01

Aceite: 2018-07-30

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Cristina Molinari

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela UEL, (PR). Professora colaboradora na mesma Universidade no curso de Letras-Inglês e professora da Rede Básica de ensino.

Ana Claudia Bazé de Lima

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UNESP FFC- Marília (SP).

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

Livre-Docente em Leitura e Escrita. Professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UNESP FFC- Marília (SP).

Daniele Aparecida Russo

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela UNESP FFC- Marília (SP).

Rosângela Miola Galvão de Oliveira

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL.

Sandra Aparecida Pires Franco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Molinari, A. C., Lima, A. C. B. de, Girotto, C. G. G. S., Russo, D. A., Oliveira, R. M. G. de, & Franco, S. A. P. (2018). A análise do conto “a menor mulher do mundo” de Clarice Lispector: conteúdo e forma no materialismo dialético. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 4(1), 65–78. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.06.p65

Edição

Seção

Artigos do Dossiê