A luta por soberania epistêmica no Sul

uma homenagem a Sam Moyo

Autores

  • Praveen Jha Universidade Jawaharlal Nehru
  • Paris Yeros UFABC
  • Walter Chambati Instituto Africano Sam Moyo para Estudos Agrários
  • Kenia Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n4.p384-417

Palavras-chave:

Sam Moyo, Sul agrário, Pan-africanismo

Resumo

A presente homenagem a Sam Moyo traz à tona a sua trajetória na tradição Pan-Africanista de economia política e na construção de uma nova dinâmica intelectual autônoma entre África, Ásia, América Latina e Caribe. Nascido no Zimbábue sob o regime colonial rodesiano, iniciou os seus estudos na África do Oeste nos anos 1970, onde obteve a sua duradoura orientação epistemológica pautada na libertação nacional. Ali se consolidava à época um pensamento autóctone do materialismo histórico e lançavam-se importantes iniciativas de colaboração tricontinental inspiradas no movimento de Bandung. Nas décadas seguintes, na época neoliberal, Sam se tornou referência mundial em questões agrárias e fundiárias, destacando-se na sua defesa do campesinato africano e da reforma agrária no Zimbábue. Sempre fiel à libertação dos povos do continente e do Sul, a sua abordagem integrava uma vasta gama de questões relativas ao desenvolvimento sem restrições disciplinares, fazendo de sua missão nada menos que a transformação das ciências sociais herdadas do colonialismo. Foi fundador de diversas iniciativas e instituições de pesquisa no Zimbábue, no continente e no Sul, sendo eleito presidente do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) em 2008-2011 e tendo protagonizado na construção da rede tricontinental Sul Agrário (Agrarian South).

Biografia do Autor

  • Praveen Jha, Universidade Jawaharlal Nehru

    Professor no Centro para Estudos Econômicos e Planejamento e no Centro para o Estudo do Setor Informal e do Trabalho na Universidade Jawaharlal Nehru, Nova Déli, Índia.

  • Paris Yeros, UFABC

    Professor nos cursos de Ciências Econômicas, Ciências e Humanidades e Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC.

  • Walter Chambati, Instituto Africano Sam Moyo para Estudos Agrários

    Diretor Executivo do Instituto Africano Sam Moyo para Estudos Agrários, Harare, Zimbábue.

  • Kenia Cardoso

    Mestranda em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

27.03.2021

Como Citar

A luta por soberania epistêmica no Sul: uma homenagem a Sam Moyo. (2021). Revista Fim Do Mundo, 2(4), 384-417. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n4.p384-417