Agroecologia e educação no Projeto Zapatista

articulações em defesa da Madre Tierra

Autores

  • Cláudio Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-9036-3101

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p57-82

Palavras-chave:

Movimento Zapatista, Agroecologia, Educação autônoma

Resumo

Com o subsídio de pesquisa empírica, bibliográfica e documentais, neste texto tem-se por objetivo apresentar apontamentos sobre desafios enfrentados pelo Zapatismo (Chiapas – México) para a execução do seu projeto agroecológico. Esse Movimento enfrenta condições adversas para a consecução do seu projeto agroecológico, devido ao avanço, em seus territórios e seus entornos, de projetos de desenvolvimento econômico de variados portes, pautados por perspectivas incompatíveis com a agroecologia. Por outro lado, o Movimento, não sem contradições e condições adversas, registra casos exitosos, implementando variadas iniciativas para a execução do seu projeto agroecológico, que, além da produção de alimentos saudáveis, visa a defesa da Madre Tierra, objetivo esse imbricado com a questão dos Direitos Humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Cláudio. Agroecologia e educação no Projeto Zapatista: articulações em defesa da Madre Tierra. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 4, n. 10, p. 57–82, 2023. DOI: 10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p57-82. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/14757.. Acesso em: 21 nov. 2024.