Agroecologia e educação no Projeto Zapatista
articulações em defesa da Madre Tierra
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p57-82Palavras-chave:
Movimento Zapatista, Agroecologia, Educação autônomaResumo
Com o subsídio de pesquisa empírica, bibliográfica e documentais, neste texto tem-se por objetivo apresentar apontamentos sobre desafios enfrentados pelo Zapatismo (Chiapas – México) para a execução do seu projeto agroecológico. Esse Movimento enfrenta condições adversas para a consecução do seu projeto agroecológico, devido ao avanço, em seus territórios e seus entornos, de projetos de desenvolvimento econômico de variados portes, pautados por perspectivas incompatíveis com a agroecologia. Por outro lado, o Movimento, não sem contradições e condições adversas, registra casos exitosos, implementando variadas iniciativas para a execução do seu projeto agroecológico, que, além da produção de alimentos saudáveis, visa a defesa da Madre Tierra, objetivo esse imbricado com a questão dos Direitos Humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.