Nicarágua e o fracasso das tentativas de revolução colorida no período de 2018 a 2023

Autores

  • Lazaro Camilo Recompensa Joseph UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Miriam Gontijo de Moraes Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p100-138

Palavras-chave:

Sandino, guerra híbrida, fake news, revolução

Resumo

Resumo.

É dever dos verdadeiros progressistas e amantes da paz desmentir e desmontar a implementação da “pós-verdade” contra a Nicaragua, isto é, desmentir as fake news que propagam: a) é uma ditadura comunista populista, b) que está suprimindo a liberdade de imprensa, c) que está aprisionando candidatos da oposição que supostamente eles ganhariam as eleições e d) que persegue dissidentes sandinistas que se oporiam a isso dentro do partido do personalismo ditatorial de Daniel Ortega. O objetivo do artigo é apresentar um panorama histórico sobre a Nicarágua desde a ocupação norte-americana, destacando o papel de Sandino até o desdobramento da revolução sandinista; uma retrospectiva das eleições no país; principais crises até a atualidade e os impactos da guerra híbrida na atual crise que o país enfrenta. Concluí que o que está em jogo hoje na Nicarágua é o destino das conquistas da revolução sandinista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lazaro Camilo Recompensa Joseph, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Licenciatura em Economia pela Universidade Central de Villa Clara (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor do Centro de Ciências Sociais e Humanas no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Economia, Economia Internacional e Economia da Inovação. Pesquisa no tema Arranjos e Sistemas Produtivos Inovativos Locais.

Miriam Gontijo de Moraes, Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora Associada, ligada ao Deptº de Processos Técnicos Documentais do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO e ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, possui mestrado e doutorado em Ciência da Informação (2005) e pós-doutorado (2011-2012) com participação no Projeto Ágora de Democracia Digital desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Informática da UNIRIO . Desenvolve trabalho de pesquisa sobre os temas Organização do Conhecimento em Modelos Colaborativos, Democracia Digital, Transparência e Administração Pública, Patrimônio e Memória Digital. Foi editora da revista científica IP- Informática Pública.

Downloads

Publicado

30.06.2023

Como Citar

Joseph, L. C. R., & Moraes, M. G. de. (2023). Nicarágua e o fracasso das tentativas de revolução colorida no período de 2018 a 2023. Revista Fim Do Mundo, 4(9), 100–138. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p100-138