Nicarágua e o fracasso das tentativas de revolução colorida no período de 2018 a 2023

Autores

  • Lazaro Camilo Recompensa Joseph UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Miriam Gontijo de Moraes Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p100-138

Palavras-chave:

Sandino, guerra híbrida, fake news, revolução

Resumo

Resumo.

É dever dos verdadeiros progressistas e amantes da paz desmentir e desmontar a implementação da “pós-verdade” contra a Nicaragua, isto é, desmentir as fake news que propagam: a) é uma ditadura comunista populista, b) que está suprimindo a liberdade de imprensa, c) que está aprisionando candidatos da oposição que supostamente eles ganhariam as eleições e d) que persegue dissidentes sandinistas que se oporiam a isso dentro do partido do personalismo ditatorial de Daniel Ortega. O objetivo do artigo é apresentar um panorama histórico sobre a Nicarágua desde a ocupação norte-americana, destacando o papel de Sandino até o desdobramento da revolução sandinista; uma retrospectiva das eleições no país; principais crises até a atualidade e os impactos da guerra híbrida na atual crise que o país enfrenta. Concluí que o que está em jogo hoje na Nicarágua é o destino das conquistas da revolução sandinista.

Biografia do Autor

  • Lazaro Camilo Recompensa Joseph, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

    Possui graduação em Licenciatura em Economia pela Universidade Central de Villa Clara (1983) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor do Centro de Ciências Sociais e Humanas no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Economia, Economia Internacional e Economia da Inovação. Pesquisa no tema Arranjos e Sistemas Produtivos Inovativos Locais.

  • Miriam Gontijo de Moraes, Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO

    Professora Associada, ligada ao Deptº de Processos Técnicos Documentais do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO e ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, possui mestrado e doutorado em Ciência da Informação (2005) e pós-doutorado (2011-2012) com participação no Projeto Ágora de Democracia Digital desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Informática da UNIRIO . Desenvolve trabalho de pesquisa sobre os temas Organização do Conhecimento em Modelos Colaborativos, Democracia Digital, Transparência e Administração Pública, Patrimônio e Memória Digital. Foi editora da revista científica IP- Informática Pública.

Downloads

Publicado

30.06.2023

Como Citar

Nicarágua e o fracasso das tentativas de revolução colorida no período de 2018 a 2023. (2023). Revista Fim Do Mundo, 4(9), 100-138. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p100-138