Nicarágua e o fracasso das tentativas de revolução colorida no período de 2018 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p100-138Palavras-chave:
Sandino, guerra híbrida, fake news, revoluçãoResumo
Resumo.
É dever dos verdadeiros progressistas e amantes da paz desmentir e desmontar a implementação da “pós-verdade” contra a Nicaragua, isto é, desmentir as fake news que propagam: a) é uma ditadura comunista populista, b) que está suprimindo a liberdade de imprensa, c) que está aprisionando candidatos da oposição que supostamente eles ganhariam as eleições e d) que persegue dissidentes sandinistas que se oporiam a isso dentro do partido do personalismo ditatorial de Daniel Ortega. O objetivo do artigo é apresentar um panorama histórico sobre a Nicarágua desde a ocupação norte-americana, destacando o papel de Sandino até o desdobramento da revolução sandinista; uma retrospectiva das eleições no país; principais crises até a atualidade e os impactos da guerra híbrida na atual crise que o país enfrenta. Concluí que o que está em jogo hoje na Nicarágua é o destino das conquistas da revolução sandinista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.