Comercialização de alimentos no Brasil

considerações sobre o papel das redes de supermercados no abastecimento alimentar

Autores

  • Caue Assis Braz PGDR/UFRGS
  • Ana Monteiro Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Benildes de Souza Ribeiro Neto UFPE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p117-143

Palavras-chave:

Supermercados, Financeirização, Fome

Resumo

Este trabalho reflete sobre a instrumentalização das grandes redes de supermercados para o escoamento da produção das grandes empresas do setor agroalimentar. Sua atuação contrasta com o atual momento que a sociedade brasileira atravessa no combate a fome, esta antiga assombração que acompanha 33,1 milhões de brasileiros. O objetivo deste trabalho consiste em relacionar o atual quadro de insegurança alimentar e nutricional com a atuação destes equipamentos de varejo alimentar. Seu desempenho está alinhado com os interesses financeiros que colaboram para as lavouras de monoculturas quanto para a padronização do consumo de alimentos no Brasil de modo que o custo da cesta básica aumenta junto com a depressão da renda dos trabalhadores. Dessa forma, a alternativa para se alimentar é o endividamento que resulta no fortalecimento desses grupos financeiros enquanto a maior parte dos agentes envolvidos está diante forte vulnerabilidade tanto no meio rural quanto no urbano.

Biografia do Autor

  • Caue Assis Braz, PGDR/UFRGS

    Economista (UFRGS), doutorando em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS)

  • Ana Monteiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco

    Economista (PUCRS), doutora em Economia (PPGE/UFRGS) e professora do Departamento de Economia (UFPE).

  • Benildes de Souza Ribeiro Neto, UFPE

    Estudante de graduação em economia (Decon/UFPE). Bolsista PET-Economia.

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Publicado

31.12.2022

Como Citar

Comercialização de alimentos no Brasil: considerações sobre o papel das redes de supermercados no abastecimento alimentar . (2022). Revista Fim Do Mundo, 3(8), 117-143. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p117-143