Comercialização de alimentos no Brasil
considerações sobre o papel das redes de supermercados no abastecimento alimentar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p117-143Palavras-chave:
Supermercados, Financeirização, FomeResumo
Este trabalho reflete sobre a instrumentalização das grandes redes de supermercados para o escoamento da produção das grandes empresas do setor agroalimentar. Sua atuação contrasta com o atual momento que a sociedade brasileira atravessa no combate a fome, esta antiga assombração que acompanha 33,1 milhões de brasileiros. O objetivo deste trabalho consiste em relacionar o atual quadro de insegurança alimentar e nutricional com a atuação destes equipamentos de varejo alimentar. Seu desempenho está alinhado com os interesses financeiros que colaboram para as lavouras de monoculturas quanto para a padronização do consumo de alimentos no Brasil de modo que o custo da cesta básica aumenta junto com a depressão da renda dos trabalhadores. Dessa forma, a alternativa para se alimentar é o endividamento que resulta no fortalecimento desses grupos financeiros enquanto a maior parte dos agentes envolvidos está diante forte vulnerabilidade tanto no meio rural quanto no urbano.
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