Cursinhos populares e a juventude
potencialidades e contradições
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p144-160Palavras-chave:
Cursinhos populares, Juventude, Educação SuperiorResumo
Juventude é um conceito polissêmico que envolve a dimensão biológica dos indivíduos e suas potencialidades de intervenção nos rumos coletivos de cada sociedade. Esses rumos são latentes a partir dos interesses daqueles que socializam as juventudes, sendo relevante analisar tanto as trajetórias escolares quanto a formação social brasileira que historicamente produziu, por sua condição dependente, um sistema de educação extremamente desigual, especialmente no Ensino Superior. Os cursinhos populares são iniciativas extragovernamentais existentes desde a década de 50 no Brasil que atuam como facilitadores no acesso à universidade das camadas mais vulneráveis da população. Ao unirem diferentes extratos sociais e buscarem a redução das desigualdades educacionais, os cursinhos podem ser fontes de ricas pesquisas sobre a juventude e uma educação emancipatória. Mas esses locais também podem reproduzir métodos e concepções pedagógicas instrumentais voltadas unicamente à aprovação em vestibulares. É sobre esses tópicos que o presente texto busca contribuir.
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