Cursinhos populares e a juventude

potencialidades e contradições

Autores

  • Mariana Gomes Vicente UNICAMP/Estudante de pós-graduação

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p144-160

Palavras-chave:

Cursinhos populares, Juventude, Educação Superior

Resumo

Juventude é um conceito polissêmico que envolve a dimensão biológica dos indivíduos e suas potencialidades de intervenção nos rumos coletivos de cada sociedade. Esses rumos são latentes a partir dos interesses daqueles que socializam as juventudes, sendo relevante analisar tanto as trajetórias escolares quanto a formação social brasileira que historicamente produziu, por sua condição dependente, um sistema de educação extremamente desigual, especialmente no Ensino Superior. Os cursinhos populares são iniciativas extragovernamentais existentes desde a década de 50 no Brasil que atuam como facilitadores no acesso à universidade das camadas mais vulneráveis da população. Ao unirem diferentes extratos sociais e buscarem a redução das desigualdades educacionais, os cursinhos podem ser fontes de ricas pesquisas sobre a juventude e uma educação emancipatória. Mas esses locais também podem reproduzir métodos e concepções pedagógicas instrumentais voltadas unicamente à aprovação em vestibulares. É sobre esses tópicos que o presente texto busca contribuir.

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Biografia do Autor

Mariana Gomes Vicente, UNICAMP/Estudante de pós-graduação

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente realiza mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e MBA em Gestão Escolar pelo Pecege/USP. É servidora pública do município de Elias Fausto (SP), atuando como professora de ciências. Tem experiência com pesquisas nas áreas de Ecologia, com ênfase em Microbiologia, e Educação, com ênfase em Educação Popular

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Publicado

31.12.2022

Como Citar

Gomes Vicente, M. (2022). Cursinhos populares e a juventude: potencialidades e contradições. Revista Fim Do Mundo, 3(8), 144–160. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p144-160