Por que a onda progressista não abriu caminho para um mundo melhor?

Autores

  • Fabio Luis Barbosa dos Santos UNIFESP
  • Daniel Augusto Feldmann UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p207-229

Palavras-chave:

Onda progressista, Progresso, Pandemia, Keynesianismo.

Resumo

Diante do agravamento de problemas econômicos e sociais no contexto da pandemia, em que há um «revival» keynesiano nos países industrializados, este artigo questiona se faz sentido reviver o progressismo como uma alternativa civilizatória na América Latina. O texto faz o seguinte movimento. Incialmente, problematiza-se a ideologia do progresso. Em seguida, sobrevoa-se a situação de diferentes países latino-americanos no contexto que antecedeu a pandemia do coronavírus, para explorar a hipótese de esgotamento do progresssismo. Ao contrário de explicar o momento político atual como uma reação a avanços precedentes, sugere-se que a tentativa de conter o processo histórico de dessocialização nos marcos da crise estrutural do capitalismo implicou no recurso a práticas, dispositivos e políticas que terminaram acelerando este mesmo processo, que é detalhado no caso brasileiro. As noções de «contenção aceleracionista», «progressivismo regressivo» e «neoliberalismo inclusivo» são as chaves propostas para examinar as contradições do progressivismo e entender porque a onda progressista não abriu caminho para um mundo melhor. O texto se encerra com um paralelo entre as expectativas de um retorno keynesiano no contexto da pandemia e os limites do horizonte civilizatório progressista para enfrentar os problemas estruturais agravados por esta situação inédita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Luis Barbosa dos Santos, UNIFESP

Professor da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo - USP.

Daniel Augusto Feldmann, UNIFESP

Professor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutor em Desenvolvimento económico pela UNICAMP com Pós Doutorado no Laboratório de Sociedade, Filosofia e Antropologia Política (SOPHIAPOL) da Universidade parís Nanterre.

Downloads

Publicado

21.12.2021

Como Citar

Barbosa dos Santos, F. L., & Feldmann, D. A. (2021). Por que a onda progressista não abriu caminho para um mundo melhor?. Revista Fim Do Mundo, 2(6), 207–229. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p207-229