Bolívia pré-golpe

notas de um estudo de campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2020.v1n01.p104-133

Palavras-chave:

revolução, transição, desenvolvimento, América Latina

Resumo

Este artigo é o resultado preliminar de uma pesquisa in loco realizada na Bolívia no mês de julho de 2019 a fim de compreender as características do processo de mudança do país iniciado em 2006. A investigação se propôs a verificar tal processo nos eixos econômico, social e político. A conjuntura apresentada abarca uma trajetória de estabilidade econômica, um contexto social de redução das desigualdades e um cenário político marcado pela busca da democracia intercultural, atualmente contrastada por uma polarização desestabilizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Sousa Mendonça de Castro, UFABC | IBEC

Doutorando em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC, possui mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e graduação em Gastronomia pelo Grupo Educacional HOTEC (2006). Realiza estágio de pesquisa no exterior no Instituto de História da Universidade de Leiden (Países Baixos). Atualmente é pesquisador do IBEC, Professor Assistente I do Centro Universitário FMU e membro do conselho fiscal do Instituto Maíra. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: subdesenvolvimento, autogestão, América Latina e transição.

fabio.castro@ufabc.edu.br

Sinclair Mallet Guy Guerra, UFABC

Doutor em Economia da Energia pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Docente do Programa de Pós Graduação em Economia política Mundial da UFABC.

sguerra8@gmail.com

Paulo Alves de Lima Filho, IBEC

Economista pela Universidade da Amizade dos Povos “Patrice Lumumba” – Moscou - Rússia, doutor em Ciência Política pela PUC-SP. Coordenador Geral do IBEC.

palf1951@gmai.com

Downloads

Publicado

2020-05-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)