A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores

  • Paulo Fioravante Giareta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Daltoé Assis Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-9417-2561

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p4-19

Palavras-chave:

Gramsci, Intelectuais, Estado Integral, Formação de professores

Resumo

Os escritos gramscianos impactaram diversos campos do conhecimento, entre os quais cabe destacar o da educação. Com os conceitos de intelectuais e Estado em perspectiva ampliada, é possível compreender os modos pelos quais se dá a formação do consenso através do aparato escolar. Pautando-se em Gramsci enquanto marco teórico e prático, o presente ensaio almeja expor as formas pelas quais tem se desenvolvido as atividades do GForP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (UFMS/CPTL). Para tanto, o estudo partiu da análise de excertos gramscianos para, então, passar à discussão sobre a disputa sobre a formação intelectual do professor, especialmente no modo que se materializa no âmbito do GForP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Dossiê temático

Como Citar

FIORAVANTE GIARETA, Paulo; DALTOÉ ASSIS, Matheus. A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 4–19, 2024. DOI: 10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p4-19. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/16007.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)