A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores

  • Paulo Fioravante Giareta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Daltoé Assis Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-9417-2561

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p4-19

Palavras-chave:

Gramsci, Intelectuais, Estado Integral, Formação de professores

Resumo

Os escritos gramscianos impactaram diversos campos do conhecimento, entre os quais cabe destacar o da educação. Com os conceitos de intelectuais e Estado em perspectiva ampliada, é possível compreender os modos pelos quais se dá a formação do consenso através do aparato escolar. Pautando-se em Gramsci enquanto marco teórico e prático, o presente ensaio almeja expor as formas pelas quais tem se desenvolvido as atividades do GForP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (UFMS/CPTL). Para tanto, o estudo partiu da análise de excertos gramscianos para, então, passar à discussão sobre a disputa sobre a formação intelectual do professor, especialmente no modo que se materializa no âmbito do GForP.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Dossiê temático

Como Citar

A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA. (2024). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 9(14), 4-19. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p4-19

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