OS GRUPOS DE PESQUISA DE GRAMSCI NO CENTRO-OESTE: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p21-31Palavras-chave:
IGS-Brasil, Grupos de PesquisaResumo
Este ensaio tem como objetivo apresentar uma análise da reunião dos grupos de pesquisa do centro-oeste que tem como referência a obra de Gramsci. A metodologia utilizada é um estudo documental a partir do levantamento realizado pela International Gramsci Society - Brasil (IGS-BR) sobre os grupos de pesquisa no Brasil e o relato das atividades de estudo e pesquisa. Elegeu-se como categoria de unidade, a questão da tradutibilidade vinculado à análise das postulações teórico-conceituais no que diz respeito ao tema educação e política. Procuramos apresentar, qualitativamente, a intensidade do pensamento de Gramsci a respeito às questões filosóficas para a formação de intelectuais da classe subalterna, tendo os grupos de pesquisa, como um dos espaços de possibilidade da formação cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.