AS CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA COMO FERRAMENTA DISCURSIVA PELA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES NA DISPUTA PELA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (1990-2018)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p04-25Palavras-chave:
Educação especial, pessoa com deficiência, federação nacional das apaes, Associação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisResumo
O presente estudo investiga as concepções de deficiência preconizada pela Federação Nacional das APAES (Fenapaes), que tem sido estratégia discursiva e ideológica para a disputa pela hegemonia no campo da educação especial. Trata-se de uma pesquisa calcada no materialismo histórico e dialético, fundamentada em Antonio Gramsci. Utilizou-se a pesquisa documental e alguns elementos da Análise Discurso Crítica em documentos produzidos pela Fenapaes entre 1990 e 2018. Os resultados demonstram que há uma indefinição do público de deficiência, pois a Federação modifica o entendimento conforme as políticas educacionais brasileira e as condições de financiamento público. Além de existir diversas concepções de deficiência que permearam os documentos, mas predomina uma perspectiva integracionista e neoprodutivista. Conclui-se que a Fenapaes objetiva a conquista da hegemonia no campo da educação especial e, para isso, o termo deficiência é fundamental para atender os seus propósitos sustentados na filantropia com recursos públicos.
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