A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: O QUE GRAMSCI TEM A CONTRIBUIR?

Autores/as

  • Loyane Guedes Santos Lima
  • Kátia Augusto Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p148-158

Palabras clave:

formação de professores; educação inclusiva; educação especial; Marx; Gramsci

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar quais as possíveis proposições para a formação inicial de professores para consolidação da PNEEPEI. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Aponta-se como fundamento, o método do Materialismo Histórico-Dialético em consonância com o aporte teórico em Marx, Gramsci e Curado Silva. Os resultados apresentam-se diante das categorias: a integração na formação de professores e interfaces da educação inclusiva na formação de professores. Evidencia-se poucas proposições da atual Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de professores para consolidação de uma educação inclusiva. Sugere-se que a formação inicial de professores para Educação Especial inclusiva adote a perspectiva da escola unitária, sob o viés da epistemologia da práxis.

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Biografía del autor/a

Publicado

2024-12-02

Número

Sección

Dossiê Temático: “Gramsci, hegemonia e a emanciapação dos subalternos” - IV Colóquio Internacional Antonio Gramsci (IGS-BRASIL)

Cómo citar

LIMA, Loyane Guedes Santos; SILVA, Kátia Augusto Curado Pinheiro Cordeiro da. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: O QUE GRAMSCI TEM A CONTRIBUIR?. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 148–158, 2024. DOI: 10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p148-158. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/16866.. Acesso em: 4 dec. 2024.