A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: O QUE GRAMSCI TEM A CONTRIBUIR?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p148-158Palavras-chave:
formação de professores; educação inclusiva; educação especial; Marx; GramsciResumo
O objetivo deste estudo é analisar quais as possíveis proposições para a formação inicial de professores para consolidação da PNEEPEI. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Aponta-se como fundamento, o método do Materialismo Histórico-Dialético em consonância com o aporte teórico em Marx, Gramsci e Curado Silva. Os resultados apresentam-se diante das categorias: a integração na formação de professores e interfaces da educação inclusiva na formação de professores. Evidencia-se poucas proposições da atual Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de professores para consolidação de uma educação inclusiva. Sugere-se que a formação inicial de professores para Educação Especial inclusiva adote a perspectiva da escola unitária, sob o viés da epistemologia da práxis.
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