A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: O QUE GRAMSCI TEM A CONTRIBUIR?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p148-158Keywords:
formação de professores; educação inclusiva; educação especial; Marx; GramsciAbstract
O objetivo deste estudo é analisar quais as possíveis proposições para a formação inicial de professores para consolidação da PNEEPEI. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Aponta-se como fundamento, o método do Materialismo Histórico-Dialético em consonância com o aporte teórico em Marx, Gramsci e Curado Silva. Os resultados apresentam-se diante das categorias: a integração na formação de professores e interfaces da educação inclusiva na formação de professores. Evidencia-se poucas proposições da atual Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de professores para consolidação de uma educação inclusiva. Sugere-se que a formação inicial de professores para Educação Especial inclusiva adote a perspectiva da escola unitária, sob o viés da epistemologia da práxis.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Práxis e Hegemonia Popular
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
At the time of online submission of articles, the Declaration of Responsibility and Copyright must be sent as an attached file.
The document grants publication rights to Revista Práxis e Hegemonia Popular and, in case of approval, also to carry out normative and grammatical adjustments in order to maintain the standards of the cultured language.