A TEORIA GRAMSCIANA E A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p30-48Keywords:
Pesquisa em Políticas Educacionais, Teoria GramscianaAbstract
O presente texto objetiva discutir o uso da teoria gramsciana nas pesquisas em Politicas Educacionais. Para tanto, parte-se da experiência do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no perído de 2019 a 2021. O manuscrito inicia com reflexões sobre os aspectos teóricos e metodológicos no que tange as pesquisas em políticas educacionais. Na sequência, tece apontamentos sobre a especificidade da teoria gramsciana neste contexto, indicando as principais categorias utilizadas no âmbito do grupo de pesquisa supracitado. Para além, ressalta as dificuldades no uso das categorias gramscianas no campo das pesquisas em políticas educacionais e a necessidade de aprofundamento teórico para que se mantenha a perspectiva de base revolucionária.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Práxis e Hegemonia Popular
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
At the time of online submission of articles, the Declaration of Responsibility and Copyright must be sent as an attached file.
The document grants publication rights to Revista Práxis e Hegemonia Popular and, in case of approval, also to carry out normative and grammatical adjustments in order to maintain the standards of the cultured language.