A TEORIA GRAMSCIANA E A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p30-48Palavras-chave:
Pesquisa em Políticas Educacionais, Teoria GramscianaResumo
O presente texto objetiva discutir o uso da teoria gramsciana nas pesquisas em Politicas Educacionais. Para tanto, parte-se da experiência do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no perído de 2019 a 2021. O manuscrito inicia com reflexões sobre os aspectos teóricos e metodológicos no que tange as pesquisas em políticas educacionais. Na sequência, tece apontamentos sobre a especificidade da teoria gramsciana neste contexto, indicando as principais categorias utilizadas no âmbito do grupo de pesquisa supracitado. Para além, ressalta as dificuldades no uso das categorias gramscianas no campo das pesquisas em políticas educacionais e a necessidade de aprofundamento teórico para que se mantenha a perspectiva de base revolucionária.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.