A TEORIA GRAMSCIANA E A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p30-48

Palavras-chave:

Pesquisa em Políticas Educacionais, Teoria Gramsciana

Resumo

O presente texto objetiva discutir o uso da teoria gramsciana nas pesquisas em Politicas Educacionais. Para tanto, parte-se da experiência do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no perído de 2019 a 2021. O manuscrito inicia com reflexões sobre os aspectos teóricos e metodológicos no que tange as pesquisas em políticas educacionais. Na sequência, tece apontamentos sobre a especificidade da teoria gramsciana neste contexto, indicando as principais categorias utilizadas no âmbito do grupo de pesquisa supracitado. Para além, ressalta as dificuldades no uso das categorias gramscianas no campo das pesquisas em políticas educacionais e a necessidade de aprofundamento teórico para que se mantenha a perspectiva de base revolucionária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelly Leticia da Sakata

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

SAKATA, Kelly Leticia da. A TEORIA GRAMSCIANA E A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS . Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 30–48, 2022. DOI: 10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p30-48. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/13948.. Acesso em: 24 nov. 2024.