IDEOLOGIA EMPREENDEDORA E HEGEMONIA BURGUESA NO BRASIL
UMA ANÁLISE SOBRE O SEBRAE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p258-279Palavras-chave:
Ideologia, Aparelho Privado de Hegemonia, EmpreendedorismoResumo
Este trabalho discute a materialidade da ideologia empreendedora no Brasil, evidenciando um dos principais Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) da burguesia nacional: o Sebrae. A pesquisa utiliza dados bibliográficos, documentais e estatísticos, no sentido de apreender a materialidade de tal ideologia burguesa na disputa pela hegemonia. Com base nas contribuições de Antonio Gramsci acerca da relação entre Estado, ideologias e disputas pela hegemonia, discute-se a centralidade da ideologia do empreendedorismo no Brasil, num contexto de avanço das contrarreformas trabalhista e previdenciária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.