IDEOLOGIA EMPREENDEDORA E HEGEMONIA BURGUESA NO BRASIL

UMA ANÁLISE SOBRE O SEBRAE

Autores

  • Erika Cordeiro do Rêgo Barros Valentim UFPE
  • Juliane Feix Peruzzo UFPE
  • Angela Santana do Amaral UFPE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p258-279

Palavras-chave:

Ideologia, Aparelho Privado de Hegemonia, Empreendedorismo

Resumo

Este trabalho discute a materialidade da ideologia empreendedora no Brasil, evidenciando um dos principais Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) da burguesia nacional: o Sebrae. A pesquisa utiliza dados bibliográficos, documentais e estatísticos, no sentido de apreender a materialidade de tal ideologia burguesa na disputa pela hegemonia. Com base nas contribuições de Antonio Gramsci acerca da relação entre Estado, ideologias e disputas pela hegemonia, discute-se a centralidade da ideologia do empreendedorismo no Brasil, num contexto de avanço das contrarreformas trabalhista e previdenciária.

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Biografia do Autor

Erika Cordeiro do Rêgo Barros Valentim, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFPE) e Assistente Social da UFPE. Mestra em Serviço Social (UFPE) e Especialista na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

Juliane Feix Peruzzo, UFPE

Doutora em Serviço Social (PUC/RS) e Docente do Departamento de Serviço Social da UFPE

Angela Santana do Amaral, UFPE

Doutora em Serviço Social (UFRJ) e Docente do Departamento de Serviço Social da UFPE.

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Publicado

2023-03-17

Como Citar

Valentim, E. C. do R. B., Peruzzo, J. F., & Amaral, A. S. do. (2023). IDEOLOGIA EMPREENDEDORA E HEGEMONIA BURGUESA NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE O SEBRAE. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(11), 258–279. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p258-279

Edição

Seção

Artigos