TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA EDUCAÇÃO: UM DEBATE À LUZ DE GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p158-182Palavras-chave:
Teorias da transformação, Pensamento marxista, Gramsci, Educação EscolarResumo
O artigo objetiva refletir sobre as teorias que apontam a possibilidade de promover a transformação da sociedade, entre as quais, prioriza-se as que pontuam a educação escolar como força transformadora. Este é um tema complexo que possui análises diversas, o qual exige ser retomado, visto que na atualidade, na medida em que alguns pontuam que vivemos o fim da história, outros afirmam que estamos prestes a um novo salto qualitativo e, neste aspecto, entre as inúmeras possibilidades, a escola tem sido citada, ora como determinante, ora como resultante. Diante desta questão, recupera-se alguns enunciados da teoria marxista, em especial, debruça-se sobre o pensamento gramsciano e, considerando a reorganização do capitalismo nas últimas décadas, busca-se refletir sobre o significado da sua categoria político-pedagógica na atualidade.
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