TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA EDUCAÇÃO: UM DEBATE À LUZ DE GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p158-182

Palavras-chave:

Teorias da transformação, Pensamento marxista, Gramsci, Educação Escolar

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre as teorias que apontam a possibilidade de promover a transformação da sociedade, entre as quais, prioriza-se as que pontuam a educação escolar como força transformadora. Este é um tema complexo que possui análises diversas, o qual exige ser retomado, visto que na atualidade, na medida em que alguns pontuam que vivemos o fim da história, outros afirmam que estamos prestes a um novo salto qualitativo e, neste aspecto, entre as inúmeras possibilidades, a escola tem sido citada, ora como determinante, ora como resultante. Diante desta questão, recupera-se alguns enunciados da teoria marxista, em especial, debruça-se sobre o pensamento gramsciano e, considerando a reorganização do capitalismo nas últimas décadas, busca-se refletir sobre o significado da sua categoria político-pedagógica na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorivaldo do Nascimento

Professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, Paraná. Doutor em Teologia Dogmática pela Universita Gregoriana de Roma. Doutorando e Mestre em Educação pela Unioeste, Campus de Cascavel, PR. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE| CNPq).

Aparecida Favoreto

Docente Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora e Pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Educação e no Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE - Cascavel, PR. Membro e líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Nascimento, L. do, & Favoreto, A. (2022). TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA EDUCAÇÃO: UM DEBATE À LUZ DE GRAMSCI . Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 158–182. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p158-182