TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA EDUCAÇÃO: UM DEBATE À LUZ DE GRAMSCI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p158-182

Palabras clave:

Teorias da transformação, Pensamento marxista, Gramsci, Educação Escolar

Resumen

O artigo objetiva refletir sobre as teorias que apontam a possibilidade de promover a transformação da sociedade, entre as quais, prioriza-se as que pontuam a educação escolar como força transformadora. Este é um tema complexo que possui análises diversas, o qual exige ser retomado, visto que na atualidade, na medida em que alguns pontuam que vivemos o fim da história, outros afirmam que estamos prestes a um novo salto qualitativo e, neste aspecto, entre as inúmeras possibilidades, a escola tem sido citada, ora como determinante, ora como resultante. Diante desta questão, recupera-se alguns enunciados da teoria marxista, em especial, debruça-se sobre o pensamento gramsciano e, considerando a reorganização do capitalismo nas últimas décadas, busca-se refletir sobre o significado da sua categoria político-pedagógica na atualidade.

Biografía del autor/a

  • Lorivaldo do Nascimento

    Professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, Paraná. Doutor em Teologia Dogmática pela Universita Gregoriana de Roma. Doutorando e Mestre em Educação pela Unioeste, Campus de Cascavel, PR. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE| CNPq).

  • Aparecida Favoreto

    Docente Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora e Pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Educação e no Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE - Cascavel, PR. Membro e líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2022-11-17

Cómo citar

TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA EDUCAÇÃO: UM DEBATE À LUZ DE GRAMSCI . (2022). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 158-182. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p158-182