GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42Palavras-chave:
FORMAÇÃO POLÍTICA, CLASSE TRABALHADORA, REVOLUÇÃO RUSSAResumo
O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir o impacto da Revolução Russa na elaboração das ideias pedagógicas de Antonio Gramsci. Defendemos a tese de que a Revolução de 1917 é fundamental à compreensão de seu pensamento político-pedagógico, mormente no que diz respeito às relações entre hegemonia e educação3. As reflexões de Gramsci acerca dos desdobramentos da Revolução Russa evidenciam a importância da atividade educativo-cultural como elemento indispensável na elaboração da consciência de classe dos trabalhadores – proposição esta que não invalida a ideia mais ampla de que a formação dos trabalhadores como classe para si realiza-se cotidianamente na luta contra a lógica de produção e reprodução do capital.
Recebido em 11 de setembro de 2018
Aprovado em 29 de setembro de 2018
Editado em 22 de dezembro de 2018
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