GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA

Autores

  • Thiago Chagas Oliveira Universidade Rural do Cariri URCA/CE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42

Palavras-chave:

FORMAÇÃO POLÍTICA, CLASSE TRABALHADORA, REVOLUÇÃO RUSSA

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir o impacto da Revolução Russa na elaboração das ideias pedagógicas de Antonio Gramsci. Defendemos a tese de que a Revolução de 1917 é fundamental à compreensão de seu pensamento político-pedagógico, mormente no que diz respeito às relações entre hegemonia e educação3. As reflexões de Gramsci acerca dos desdobramentos da Revolução Russa evidenciam a importância da atividade educativo-cultural como elemento indispensável na elaboração da consciência de classe dos trabalhadores – proposição esta que não invalida a ideia mais ampla de que a formação dos trabalhadores como classe para si realiza-se cotidianamente na luta contra a lógica de produção e reprodução do capital.

Recebido em 11 de setembro de 2018
Aprovado em 29 de setembro de 2018
Editado em 22 de dezembro de 2018

 

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Biografia do Autor

Thiago Chagas Oliveira, Universidade Rural do Cariri URCA/CE

Professor de Fundamentos Econômicos da Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutor em Educação Brasileira (UFC).

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Oliveira, T. C. (2020). GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 3(3), 33–42. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42

Edição

Seção

Artigos