GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42Palabras clave:
FORMAÇÃO POLÍTICA, CLASSE TRABALHADORA, REVOLUÇÃO RUSSAResumen
O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir o impacto da Revolução Russa na elaboração das ideias pedagógicas de Antonio Gramsci. Defendemos a tese de que a Revolução de 1917 é fundamental à compreensão de seu pensamento político-pedagógico, mormente no que diz respeito às relações entre hegemonia e educação3. As reflexões de Gramsci acerca dos desdobramentos da Revolução Russa evidenciam a importância da atividade educativo-cultural como elemento indispensável na elaboração da consciência de classe dos trabalhadores – proposição esta que não invalida a ideia mais ampla de que a formação dos trabalhadores como classe para si realiza-se cotidianamente na luta contra a lógica de produção e reprodução do capital.
Recebido em 11 de setembro de 2018
Aprovado em 29 de setembro de 2018
Editado em 22 de dezembro de 2018
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Práxis e Hegemonia Popular
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.