GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA

Autores/as

  • Thiago Chagas Oliveira Universidade Rural do Cariri URCA/CE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42

Palabras clave:

FORMAÇÃO POLÍTICA, CLASSE TRABALHADORA, REVOLUÇÃO RUSSA

Resumen

O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir o impacto da Revolução Russa na elaboração das ideias pedagógicas de Antonio Gramsci. Defendemos a tese de que a Revolução de 1917 é fundamental à compreensão de seu pensamento político-pedagógico, mormente no que diz respeito às relações entre hegemonia e educação3. As reflexões de Gramsci acerca dos desdobramentos da Revolução Russa evidenciam a importância da atividade educativo-cultural como elemento indispensável na elaboração da consciência de classe dos trabalhadores – proposição esta que não invalida a ideia mais ampla de que a formação dos trabalhadores como classe para si realiza-se cotidianamente na luta contra a lógica de produção e reprodução do capital.

Recebido em 11 de setembro de 2018
Aprovado em 29 de setembro de 2018
Editado em 22 de dezembro de 2018

 

Biografía del autor/a

  • Thiago Chagas Oliveira, Universidade Rural do Cariri URCA/CE

    Professor de Fundamentos Econômicos da Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutor em Educação Brasileira (UFC).

Publicado

2020-07-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA. (2020). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 3(3), 33-42. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42