GRAMSCI E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA REVOLUÇÃO RUSSA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2018.v3n3.p33-42Keywords:
FORMAÇÃO POLÍTICA, CLASSE TRABALHADORA, REVOLUÇÃO RUSSAAbstract
O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir o impacto da Revolução Russa na elaboração das ideias pedagógicas de Antonio Gramsci. Defendemos a tese de que a Revolução de 1917 é fundamental à compreensão de seu pensamento político-pedagógico, mormente no que diz respeito às relações entre hegemonia e educação3. As reflexões de Gramsci acerca dos desdobramentos da Revolução Russa evidenciam a importância da atividade educativo-cultural como elemento indispensável na elaboração da consciência de classe dos trabalhadores – proposição esta que não invalida a ideia mais ampla de que a formação dos trabalhadores como classe para si realiza-se cotidianamente na luta contra a lógica de produção e reprodução do capital.
Recebido em 11 de setembro de 2018
Aprovado em 29 de setembro de 2018
Editado em 22 de dezembro de 2018
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Práxis e Hegemonia Popular
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
At the time of online submission of articles, the Declaration of Responsibility and Copyright must be sent as an attached file.
The document grants publication rights to Revista Práxis e Hegemonia Popular and, in case of approval, also to carry out normative and grammatical adjustments in order to maintain the standards of the cultured language.