Notas Sobre a Universidade e o Conceito de Formação em Max Horkheimer

Autores

  • Stefan KLEIN

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000200009

Palavras-chave:

Teoria crítica da sociedade. Max Horkheimer. Universidade. Formação (Bildung). Razão (Vernunft).

Resumo

O intuito deste texto pode ser retratado através de duas tarefas principais que se propõe. De um lado, realiza um balanço – limitado e parcial, na medida em que trata de um recorte bastante circunscrito – da reflexão da teoria crítica da sociedade de Max Horkheimer acerca do problema da universidade, notadamente, no período imediatamente posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, e do modo como se relaciona com o conceito de formação (Bildung), bastante caro à tradição da universidade alemã moderna. Completado esse passo, o qual estabelece laços com o papel ocupado pela socialização nessa ótica teórica, visa-se, ao final, delinear algumas reflexões preliminares a propósito dacontemporaneidade que, entende-se, podem beneficiar-se do enfoque concedido ao problema, com base na situação singular em que o pensamento de Horkheimer foi formulado.

Publicado

18-12-2014

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Notas Sobre a Universidade e o Conceito de Formação em Max Horkheimer. (2014). Trans/Form/Ação, 37(02). https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000200009