Notas Sobre a Universidade e o Conceito de Formação em Max Horkheimer
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000200009Mots-clés :
Teoria crítica da sociedade. Max Horkheimer. Universidade. Formação (Bildung). Razão (Vernunft).Résumé
O intuito deste texto pode ser retratado através de duas tarefas principais que se propõe. De um lado, realiza um balanço – limitado e parcial, na medida em que trata de um recorte bastante circunscrito – da reflexão da teoria crítica da sociedade de Max Horkheimer acerca do problema da universidade, notadamente, no período imediatamente posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, e do modo como se relaciona com o conceito de formação (Bildung), bastante caro à tradição da universidade alemã moderna. Completado esse passo, o qual estabelece laços com o papel ocupado pela socialização nessa ótica teórica, visa-se, ao final, delinear algumas reflexões preliminares a propósito dacontemporaneidade que, entende-se, podem beneficiar-se do enfoque concedido ao problema, com base na situação singular em que o pensamento de Horkheimer foi formulado.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2014-12-18
Numéro
Rubrique
Articles et Commentaires
Licence
© TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Comment citer
KLEIN, Stefan. Notas Sobre a Universidade e o Conceito de Formação em Max Horkheimer. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 37, n. 02, 2014. DOI: 10.1590/S0101-31732014000200009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/3887.. Acesso em: 22 nov. 2024.