Uma análise comparativa dos pensamentos narrativos na literatura clássica chinesa e ocidental

Autores

Palavras-chave:

Chinese and Western Narrative Thought. Ideological Comparison. Culture and Literature. Narrative Behavior.

Resumo

O pensamento narrativo, na literatura chinesa, tem um valor indiscutível e agrega uma certa inspiração à análise que estuda as naturezas. Este artigo tem, como finalidade, comparar as ideias narrativas sob a perspectiva das literaturas chinesa e ocidental. As características temporais e espaciais distintas da China e do Ocidente foram estudadas, uma por uma, e as semelhanças e diferenças, entre o pensamento narrativo e os métodos de tempo e espaço, foram resumidas ao se analisar as diferentes regiões, literaturas, religiões e fatores filosóficos. Este texto analisou os conceitos, os pensamentos narrativos e as estratégias de narração, empregadas pelo autor, nas literaturas chinesa e ocidental. Por meio dessa análise, é possível descobrir os padrões de comportamento narrativo das diferentes literaturas, que aprofundam a compreensão geral de romances. Focar nos “indivíduos” permite compreender profundamente as diferenças dos métodos narrativos entre a China e o Ocidente, além de ser possível compará-los para entender melhor as semelhanças e diferenças entre eles, promovendo, assim, um melhor desenvolvimento geral da teoria do indivíduo. Este artigo explorou o pensamento narrativo das literaturas clássicas chinesa e ocidental, e agregou as características literárias, destacando a vitalidade da criação narrativa tradicional chinesa e desempenhando um papel positivo no desenvolvimento do pensamento narrativo humano, em um contexto teórico diversificado.

Biografia do Autor

  • Ming Chen, Sichuan University

    Ph. D. College of Foreign Language and Literature, Sichuan University, Centre for European Studies, Chengdu, Sichuan, 610065 – China. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-7774-1921.

Referências

AKBARI, A. Investigation of Built-Space Narratives based on Ratio of “Dialectic of Space-Time” and “Body”. Iranian Journal of Anthropological Research, v. 8, p. 75-97, 2019.

AMOUREUX, J.; VARUN, R. Multiple Anthropocenes: Pluralizing Space–Time as a Response to ‘the Anthropocene’. Globalizations, v. 18, p. 929-946, 2021.

BIANCHI, F.; SARA, G. Pride and Prejudice on the Page and on t Such as: He Screen: Literary Narrative. Nordic Journal of English Studies, v. 19, p. 98-166, 2020.

BIRRELL, A. Chinese Mythology: An Introduction. Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1993.

EASTERLIN, N. The New Geography, Material Science, and Narratology’s Space-Time Dichotomy: Notes toward a Geographical Narratology. Frontiers of Narrative Studies, v. 4, p. 197-214, 2018.

GRAEF, J.; RAQUEL, D. S.; NICOLAS, L. H. Narrative, Political Violence, and Social Change. Studies in Conflict & Terrorism, v. 43, p. 431-443, 2020.

HUANG, J.; ERIK, Z. Time and Space in Chinese Culture. v. 33, 1995.

JAMES, E.; ERIC, M. Ecocriticism and Narrative Theory: An Introduction. English Studies, v. 99, p. 355-365, 2018.

KUIJPERS, M. M.; FRANK, H. Understanding and Appreciating Literary Texts through Rereading. Discourse Processes, v. 55, p. 619-641, 2018.

MACKENZIE, R. Producing Space for Shakespeare. Critical Survey, v. 31, n. 4, p. 65-76, 2019.

MADINA, I. G.; GALO, B.; ANGELA, B. Recognizing Victims of Political Violence: Basque Literary Narratives as an Ethical Tool. Studies in Conflict & Terrorism, v. 43, p. 548-564, 2020.

MANGALAGIRI, A. Ellipses of Cultural Diplomacy: The 1957 Chinese Literary Sphere in Hindi. Journal of World Literature, v. 4, p. 508-529, 2019.

MATIN, A. M. Gauging the Propagandist’s Talents William Le Queux’s Dubious Place in Literary History Part One. Critical Survey, v. 32, n. 1-2, p. 79-98, 2020.

OATLEY, K.; MAJA, D. Psychology of Narrative Art. Review of General Psychology, v. 22, p. 161-168, 2018.

ORLEMANSKI, J. Who Has Fiction? Modernity, Fictionality, and the middle Ages. New Literary History, v. 50, p. 145-170, 2019.

QUAYSON, A. Modern African Literary History: Nation-And-Narration, Orality, and Diaspora. Journal of the African Literature Association, v. 13, p. 131-152, 2019.

REN, J. J.; CHEN, X. R. Kinship Term Generalization as a Cultural Pragmatic Strategy among Chinese Graduate Students. Pragmatics and Society, v. 10, p. 613-638, 2019.

SIMANDAN, D. Wisdom and Foresight in Chinese Thought: Sensing the Immediate Future. Journal of Futures Studies, v. 22, p. 35-50, 2018.

TAMARI, T. Salimu: From Memory to Literary Narrative in Twentieth-Century Manding Culture. Afrika Focus, v. 32, p. 89-124, 2019.

YANG, Y. Space, Time and Number as a Holistic Unity in the Yijing. Cogent Psychology, v. 9, p. 2049130, 2021.

Received: 06/09/2023 – Approved: 08/11/2023 – Published: 25/03/2024

Publicado

25-03-2024

Como Citar

Uma análise comparativa dos pensamentos narrativos na literatura clássica chinesa e ocidental. (2024). Trans/Form/Ação, 47(5), e02400135. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15070