A filosofia educacional do “ensino orientado para a aprendizagem” nos analectos e seus insights para a contemporânea

Autores

  • Zhaoli Shi Henan University
  • Tao Kang Sun Yat-sen University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p157

Palavras-chave:

Analectos de Confúcio, “Ensino orientado para a aprendizagem”, Teoria da aprendizagem, Iluminismo para a educação contemporânea.

Resumo

No estudo da filosofia educacional chinesa antiga, alguns estudiosos consideram que a principal razão pela qual a filosofia tradicional chinesa da educação atribui importância ao ensino e não ao aprendizado é devido ao confucionismo. Essa afirmação não é aceitável. Se fizermos um estudo cuidadoso e mais aprofundado da filosofia educacional e das práticas do confucionismo, especialmente Confúcio, o mestre do confucionismo, chegaremos a uma conclusão oposta de que Confúcio atribui grande importância ao aprendizado. Pode-se dizer que a característica da teoria da filosofia educacional de Confúcio é o “ensino orientado para a aprendizagem”. Este artigo pesquisa a manifestação da filosofia de aprender e ensinar de Confúcio, nos Analectos, as razões de sua formação e seu significado contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zhaoli Shi, Henan University

    School of College English Teaching and Research/Second Language Writing Teaching and Research Center, Henan University, Kaifeng 475001, Henan Province – China.

  • Tao Kang, Sun Yat-sen University

    Ph. D. School of Business, Sun Yat-sen University, Guangzhou, 510275 – China.

Referências

BRUCE, J. Models of teaching. Beijing: China Light Industry, 2009.

CHEN, Y. A. Review of constructivism and constructivism learning theory. The Chinese Journal of ICT in Education, v. 26, p. 45-47, 2014.

DAI, X. Y. Exploration and research on the teaching model of “student-oriented learning”. Journal of Educational Institute of Jilin Province, v. 29, p. 95-96, 2013.

GU, H.M. Translation of the Analects of Confucius. Beijing: Zhong Hua Book Company, 2013.

HAN, Z. W. Review of Confucius’ learning-oriented teaching method. Education Review, v. 2, p. 15-21,1985.

LI, X. L.; LI, H. C. Principles of dialectical materialism and historical materialism. Beijing: People’s University of China Press, 1990.

MAO, Z.D. Selected Works of Mao Zedong, Volume V. Beijing: People's Publishing House, 1977.

LUO, J. H. Research on the change of teachers’ teaching thought guided by “learning and teaching”. Course Education Research, v. 1, p. 186-187, 2016.

YANG, H. C. Teaching by learning and learning by teaching. Changchun: Northeast Normal University Press, 2014.

YE, L. Introduction to education. Beijing: People’s Education, 1991.

ZHANG, J. Evaluation of innovative teaching: “Learning and teaching”. Sichuan Education, v. 02, p. 61, 2003.

ZHOU, H. B. Philosophy of education. Beijing: People’s Education, 2000.

Received: 03/6/2021 - Accept: 06/12/2021

Publicado

26-04-2022 — Atualizado em 11-06-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

SHI, Zhaoli; KANG, Tao. A filosofia educacional do “ensino orientado para a aprendizagem” nos analectos e seus insights para a contemporânea. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 45, n. Edição Especial 2, p. 157–168, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p157. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/11931.. Acesso em: 24 nov. 2024.