A filosofia educacional do “ensino orientado para a aprendizagem” nos analectos e seus insights para a contemporânea

Autores

  • Zhaoli Shi Henan University
  • Tao Kang Sun Yat-sen University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p157

Palavras-chave:

Analectos de Confúcio, “Ensino orientado para a aprendizagem”, Teoria da aprendizagem, Iluminismo para a educação contemporânea.

Resumo

No estudo da filosofia educacional chinesa antiga, alguns estudiosos consideram que a principal razão pela qual a filosofia tradicional chinesa da educação atribui importância ao ensino e não ao aprendizado é devido ao confucionismo. Essa afirmação não é aceitável. Se fizermos um estudo cuidadoso e mais aprofundado da filosofia educacional e das práticas do confucionismo, especialmente Confúcio, o mestre do confucionismo, chegaremos a uma conclusão oposta de que Confúcio atribui grande importância ao aprendizado. Pode-se dizer que a característica da teoria da filosofia educacional de Confúcio é o “ensino orientado para a aprendizagem”. Este artigo pesquisa a manifestação da filosofia de aprender e ensinar de Confúcio, nos Analectos, as razões de sua formação e seu significado contemporâneo.

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Biografia do Autor

Zhaoli Shi, Henan University

School of College English Teaching and Research/Second Language Writing Teaching and Research Center, Henan University, Kaifeng 475001, Henan Province – China.

Tao Kang, Sun Yat-sen University

Ph. D. School of Business, Sun Yat-sen University, Guangzhou, 510275 – China.

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Received: 03/6/2021 - Accept: 06/12/2021

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Shi, Z., & Kang, T. (2022). A filosofia educacional do “ensino orientado para a aprendizagem” nos analectos e seus insights para a contemporânea. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 45, 157–168. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p157

Edição

Seção

Artigos e Comentários